16.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de julho de 2024

Animais vítimas de maus-tratos em Rancho de Três Lagoas são resgatados e dono aparece no local

Nesta quarta-feira (30), o Perfil News flagrou uma covardia e um ato de extrema crueldade. Animais foram encontrados completamente abandonados em um rancho na cidade de Três Lagoas. Vacas, carneiros e cachorros estavam sem comida e sem água.

Mas apesar de tamanho sofrimento, pelo menos agora os animais podem viver em paz pelo resto de suas vidas. Nesta quinta-feira (31), mesmo com a chuva forte que caiu na cidade, impediu que os fiscais da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comandada pelo Secretário, José Mauro De Grandi Junior, fossem ao rancho, localizado na região de Cinturão Verde.

Acompanhados por equipes da Polícia Militar Ambiental, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Mauro De Grandi Junior, junto com veterinários e uma equipe técnica, conseguiram resgatar os animais que estavam extremamente debilitados.

As vacas, por exemplo, estavam tão debilitadas que não conseguiam andar. Os servidores municipais precisaram utilizar pá carregadeira e um caminhão boiadeiro para realizarem o resgate.

Quatro vacas, cinco cães, 20 porcos e nove carneiros foram encontrados em situação de penúria. Hoje, dos 20 suínos, apenas fêmeas prenhas devem permanecer no local. O transporte para um ‘local seguro’ colocaria em risco a vida delas e de seus filhotes. Sendo assim, elas permanecem no rancho até criarem, mas os servidores prometeram comparecerem ao local diariamente para alimentá-las e examiná-las.

As aves e os cães, por hora, estão no lugar, mas recebendo a alimentação adequada. As vacas foram encaminhadas para uma entidade rural. Todos os animais realizaram coleta de sangue, que serão analisadas.

Animais vítimas de maus-tratos em Rancho de Três Lagoas são resgatados e dono aparece no local

Quando a equipe estava no local, o dono do rancho apareceu. Acompanhado da esposa, que segundo testemunhas, estaria alterada. O proprietário alegou alimentar os animais, tentou se explicar dizendo que um animal come a refeição do outro.

Animais vítimas de maus-tratos em Rancho de Três Lagoas são resgatados e dono aparece no local
Promotor do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira

O dono dos animais deve se explicar para o Ministério Público. O promotor do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, em contato com o Perfil News, disse que o suspeito vai ter que se apresentar ao MP. As documentações dos animais serão solicitadas e adianta que ‘vai fazer cumprir a Lei’.

DENÚNCIA

Na noite desta terça-feira (29), a Página do Diretor do Perfil News, Ricardo Ojeda, recebeu uma denúncia. Uma testemunha passou pelo local e viu animais completamente abandonados e magros, os quais, nitidamente, eram vítimas de maus-tratos.

Rapidamente o Perfil News acionou as autoridades competentes de Três Lagoas que, como sempre, realizaram um ágil trabalho. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Mauro De Grandi Junior, ao ver a postagem entrou em contato, mas por ser tarde da noite, os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira (30).

O Secretário acionou a Patrulha Rural da Polícia Militar que logo pela manhã foram ao local e confirmou os fatos. O rancho estava fechado e o dono da propriedade não estava presente. Os militares ficaram estarrecidos com tamanha crueldade.]

Animais vítimas de maus-tratos em Rancho de Três Lagoas são resgatados e dono aparece no local

Como se não bastasse tamanha crueldade, testemunhas informaram à polícia que o dono do rancho raramente vai à propriedade. Ele simplesmente desaparece deixando os animais a míngua.

O Rancho fica localizado em uma região denominada Cinturão Verde. Uma área que a prefeitura de Três Lagoas sede a pequenos produtores rurais, mas é proibido manter animais de grande porte no local.

O secretário também fez um alerta a população, dizendo que qualquer situação de maus-tratos deve ser denunciada. O órgão competente está alerta às denúncias que pode ser feita pelo telefone da pasta: (67) 3929-1248.

Animais vítimas de maus-tratos em Rancho de Três Lagoas são resgatados e dono aparece no local

NÃO SE CALE!

Abandonar, ferir e envenenar animais – sejam eles domésticos ou silvestres, nativos ou exóticos – é crime. A prática de maus tratos, no entanto, também é estabelecida quando se mantém os bichos em locais pequenos, sem alimento e água, além de negar assistência veterinária.

A lei prevê pena de três meses a um ano de prisão para quem comete crime contra animais. Nos casos em que agressões e ferimentos terminam em morte, a pena é aumentada de um sexto a um terço do período estabelecido.

É possível denunciar tanto em sigilo – dando informações que não serão divulgadas –, quanto de forma anônima.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.