O jornal O Globo divulgou recentemente um levantamento do Instituto da Democracia, que revelou que mais de 20% dos brasileiros se consideram de direita, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. A matéria foi publicada no site Direita Online.
Enquanto apenas 11% dos entrevistados se declaram alinhados à esquerda, um expressivo contingente de 22% identificou-se com movimentos políticos mais conservadores.
Comparado ao início do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando o número de brasileiros de direita era de 11%, esse aumento é notável.
A pesquisa, que incluiu 2.558 entrevistas presenciais com eleitores em 167 cidades de todo o Brasil, foi realizada entre 22 e 29 de agosto e recebeu financiamento do CNPq e Fapemig.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.
O aumento da direita no Brasil é um fenômeno que merece ser observado. É possível que esse crescimento esteja relacionado a fatores como a ascensão do conservadorismo nas últimas décadas, a polarização política e a popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.