24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Menino de 8 anos é picado por escorpião em Ribas do Rio Pardo; cidade registra duas mortes em menos de um mês

Davi Luiz Mariano Domingues, de 8 anos, foi picado por um escorpião da espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecido como escorpião amarelo, na tarde deste sábado (30), em Ribas do Rio Pardo.

Conforme o site Notícias do Cerrado, o menino foi levado para o Hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues e recebeu soro antiescorpiônico.

Segundo o pai do menino, Luiz Marcos Santos Domingues, Davi foi picado quando colocava a mão embaixo de uma caixa d’água de plástico em uma área rural da cidade. O menino sentiu muita dor e calor no local da picada e vomitou.

Davi foi transferido para um hospital particular de Campo Grande, onde passou a noite em observação. Ele recebeu alta na manhã deste domingo (1º) e está bem.

O pai do menino agradeceu os profissionais do Hospital Municipal de Ribas do Rio Pardo pelo atendimento prestado ao filho.

1º Morte

Além de Davi, outros dois casos com acidente de escorpião aconteceram na cidade, mas com vítimas fatais.

O primeiro caso, foi a morte do menino de 5 anos no dia 22 de agosto, uma semana após ter sido picado por um escorpião em sua residência, no bairro Parque Estoril , em Ribas do Rio Pardo.

De acordo com o site Notícias do Cerrado, a mãe preparava a criança para ir para escola no período da tarde e, ao calçar o sapato, o animal estava dentro.

A criança recebeu os primeiros atendimentos no hospital municipal de Ribas do Rio Pardo e, devido ao agravamento do quadro, acabou encaminhado para o Hospital Regional da capital, mas não resistiu.

2º morte

Já neste último domingo, (1°) de outubro, morreu a menina Maria Fernanda Britto da Silva, de 3 anos, picada por escorpião no último dia 25 de setembro, o segundo caso de morte de Segundo o relato da família, Fernanda dormia em sua casa no Jardim do Trabalhador, em Ribas do Rio Pardo, quando acordou chorando e gritando. Ela foi levada pela mãe ao Hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues e transferida para a Capital no mesmo dia, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

A morte foi confirmada por familiares. Pyetro Gabriel Arguelho era aluno da Escola Municipal de Educação Infantil Crianceiras.

Medidas de prevenção

O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas para prevenir acidentes com escorpiões:

  • Não deixe roupas de cama em contato com o chão;
  • Coloque telas nas aberturas de ralos, pias ou tanques;
  • Feche portas e janelas ao entardecer;
  • Vede soleiras de portas e frestas em janelas;
  • Reboque paredes e muros para fechar vãos ou frestas;
  • Feche bem o lixo;
  • Dedetize para eliminar fontes de alimento do escorpião;
  • Remova folhagens, arbustos e trepadeiras das paredes externas e dos muros.

Cuidados

Em caso de acidente com escorpião, o mais importante é procurar imediatamente atendimento médico. Se necessário, ligue para o SAMU (192).

Sobre o escorpião amarelo

O escorpião amarelo é uma espécie nativa do Brasil e é considerado o mais perigoso do país. A picada do escorpião amarelo pode causar dor, inchaço, sudorese, náuseas, vômitos, diarreia, convulsões e, em casos graves, morte.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.