Um Urutau, conhecido popularmente por Mãe da Lua, está sendo atração do centro de Andradina na manhã desta terça-feira (03).
O pássaro foi flagrado sob um dispositivo de segurança em frente a Relojoaria Omega, na Rua Manoel Teixeira de Freitas, no centro comercial da cidade.
A presença da espécie em áreas urbanas é esperada principalmente nos meses de abril e setembro. É uma ave noturna, não é rara, mas é difícil de se ver pois é uma expert em camuflagem.
De acordo com o site Hoje Mais, o urutau é uma ave da ordem Nyctibiiformes da família Nyctibiidae. Conhecido também como mãe-da-lua, urutau-comum, urutágua, urutágo, Kúa-kúa e Uruvati (nomes indígenas – Mato Grosso).
Há quem acredite que ela se transformou em uma ave que quase não se mexe, que mesmo de olhos fechados vê tudo que acontece à sua volta através de duas fendas em suas pálpebras e que, de vez em quando, solta um canto de lamento. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”.
A presença do urutau no centro de Andradina chamou a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local. O pássaro permaneceu no mesmo local por cerca de uma hora antes de voar para um local desconhecido.