Em noite de muita emoção na Assembleia Legislativa, 48 profissionais da segurança pública de Mato Grosso do Sul receberam a Medalha de Honra ao Mérito Coronel PM Adib Massad 2023, solenidade proposta pelo deputado estadual Coronel David (PL). A honraria foi outorgada aos profissionais que contribuíram de maneira exemplar para o fortalecimento da segurança pública no estado.
“São homens e mulheres que a partir de hoje terão seus nomes gravados na história por não medirem esforços na defesa e proteção de nossa população”, destacou Coronel David, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Casa de Leis e criador da Resolução 31 de 2017 que instituiu a criação da medalha.
A medalha leva o nome de uma das maiores referências no combate à criminalidade do Brasil: Coronel Adib Massad, fundador do GOF (Grupo de Operações de Fronteira), que hoje é o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), modelo copiado por outros estados do Brasil.
O homem implacável contra os criminosos era um pai e avô amoroso
Familiares de Adib Massad estavam presentes na noite que ganhou o tom emocionado das lembranças que revelaram um outro lado do coronel, desconhecido do grande público: o de pai e avô amoroso.
“Ele era um pai maravilhoso, muito carinhoso. Gostava de reunir a família principalmente na hora do almoço e ali ele conversava com cada um, sempre nos orientando. Na hora que cheguei aqui e olhei a foto dele, me emocionei, porque vieram as lembranças e recordações. Ele nos deixou muitas saudades. Muita falta ele nos faz”, disse Kátia Massad, filha do coronel Adib.
Gratidão e honra
Entre os homenageados estava o ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado do Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini, que destacou positivamente o trabalho do deputado Coronel David no Parlamento.
“Coronel David representa muito bem a sociedade sul-mato-grossense e vem prestando relevantes serviços aqui na Assembleia. Para mim, trouxe grandes recordações da época em que trabalhamos juntos na Secretaria de Segurança.”
Para a delegada de polícia e diretora da Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), Ana Cláudia Medina, ser lembrada com uma comenda tão importante é motivo de muita honra e orgulho.
“É uma honraria que tem todo um histórico por trás dela. Claro que aqui represento uma grande equipe que trabalha ombreada conosco, e temos como muita satisfação o sinal de reconhecimento vindo de um profissional de segurança pública que conhecemos de longa data”, se referiu a delegada ao Coronel David, na época em que foi comandante-geral da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul.
O tenente-coronel Rigoberto Rocha da Silva, comandante do Batalhão de Choque, afirmou estar satisfeito por ser lembrado pelo Coronel David na indicação da homenagem. “Venho receber a medalha em nome do Batalhão de Choque e de todos os policiais, verdadeiros guerreiros, que estão neste combate contra o crime nas ruas do nosso estado.”
Valdecir Baez de Vaz, subtenente da Polícia Militar da reserva remunerada, reconhece que o momento é de grande valor pelo reconhecimento do serviço prestado na Polícia Militar. “Estou muito feliz por ter sido lembrado para receber esta honraria.”
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul , João Paulo Pinheiro Bueno, contou que, quando ingressou na PRF, uma das primeiras histórias que ouviu foi justamente a do coronel Adib. “Ele é muito famoso e muito conhecido na região de fronteira onde eu atuava. Ouvia muitas histórias dele e hoje eu estou aqui recebendo essa medalha e ela tem um significado muito grande para mim como policial rodoviário federal”.
Receber a Medalha Coronel Adib para o delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, por indicação do Coronel David, tem um simbolismo ainda maior pelo fato do parlamentar ter atuado por muitas décadas na área da Segurança Pública.
“Coronel David é uma pessoa que tem o feeling, tem o conhecimento, e que pinça as pessoas com um critério ainda maior. Foi comandante-geral da Polícia Militar que fez um trabalho excepcional. Então isso nos alegra porque a exigência é ainda maior, o que para nós é um motivo de muito orgulho”.
Para o delegado de polícia da DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa), Carlos Delano de Souza, é de extrema importância ser lembrado em uma comenda tão importante. “Temos muito a agradecer ao Coronel David, que é um homem que também conhece a lida e isso nos traz mais responsabilidade ao receber esta homenagem”.
Confira o nome dos 23 homenageados de Coronel David:
Coronel David indicou para receber a comenda, o Desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva; Dr. Wantuir Francisco Brasil Jacini; João Paulo P. Bueno, Superintendente PRF/MS; Fábio Roberto Sodré – PRF; Drª Ana Cláudia O.M. Medina – Delegada DRACCO PC MS; Carlos Delano G.L. de Souza – Delegado DHPP; Roberto Gurgel de O. Filho, Delegado-Geral da Polícia Civil MS; TC PM Edson Guardiano de Oliveira, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Ponta Porã (MS); TC PM Rigoberto Rocha da Silva, Comandante do Batalhão de Choque TC PM Vinícius de Souza Almeida, Comandante do BOPE/MS; MAJ Ronaldo Lopes da Silva, Sub Comandante do 13º BPM; MAJ Rafael Custódio Alves, Comandante da 7ª CIPM/CPA-2 em Bataguassu (MS); ST Vanderley Ramires Escobar; STRR Valdecir Baez de Vaz; STRR Gilberto Rodrigues de Souza; 2ª SGT RR Iraneide Cabral Inácio; 2º SGT Marcelino Baez; 2º SGT Diogo Rodrigues Moreira; 2º SGT Ivan Souza Andrade; CB Paulo Rodrigo Rodrigues dos Santos; Policial Penal Maycon Roslen de Melo, Diretor da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira 1 e Policial Penal Richard Dias.
Assessoria de Comunicação