Em reunião no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta última terça-feira (17), os Estados Unidos vetaram a proposta do Brasil para uma resolução sobre o conflito entre Israel e o Hamas.
A representação dos EUA na reunião justificou o veto por causa de uma mudança no texto da proposta, de incluir um pedido de cessar-fogo imediato. Essa alteração foi feita pela Rússia.
No placar geral, doze países votaram a favor da proposta brasileira. Dois se abstiveram e apenas os EUA votaram contra.
A representação dos Estados Unidos argumentou sobre a necessidade de uma cláusula sobre o direito de Israel se defender.
Entre as propostas do texto do Brasil estavam “pausas humanitárias para permitir o acesso humanitário rápido e seguro”.
O presidente norte-americano Joe Biden se encontrou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta quarta.
Início da guerra
Esta quarta-feira (18) marca o 12º dia da guerra entre Israel e o Hamas. O conflito teve uma escalada em 7 de outubro, quando o Hamas promoveu um ataque-surpresa a Israel. Desde então, Israel tem promovido bombardeios contra a Faixa de Gaza.
Além do lançamento dos ataques no território palestino, o governo de Israel promove um bloqueio à Faixa de Gaza. A ação tem levado os mais de 2 milhões de moradores da região a lidar com a escassez de recursos como alimentos, combustível e remédio.