Evento realizado pelo Sesi em Campo Grande abordou as ações de ensino proporcionadas pelas indústrias junto às comunidades onde atuam
Referência global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, a Arauco participou na segunda-feira (30) do Meeting de Educação do Sesi, realizado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento estimulou o debate entre especialistas, educadores e empresários do setor industrial sobre os desafios da aprendizagem no futuro, com o avanço da Inteligência Artificial, e a promoção da educação pelas indústrias, voltado desde a formação básica e qualificação de mão de obra.
No “Talk show: Empresa-Escola”, o diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Arauco, Mario Neto, abordou sobre o papel da indústria na promoção do ensino nas comunidades onde atua. “Nosso propósito é melhorar a vida das pessoas e do planeta, a partir da natureza e uso dos recursos renováveis. Com isso, o modelo de negócio passa pelo caminho do diálogo e participação da comunidade, levantando seus anseios para um crescimento em harmonia. Nesse sentido, levamos geração de valor para a população nos locais onde estamos presente e a educação é a base para isso. Queremos que a comunidade tenha o seu protagonismo, enxergando seu papel transformador e esse é o legado que queremos deixar para as gerações futuras”, apontou.
Mediado pelo superintendente Regional do Sesi MS, Régis Pereira Borges, o debate trouxe um panorama do que tem sido feito pelas indústrias presentes em Mato Grosso do Sul para colaborar com o crescimento local. Na oportunidade, Mário ressaltou a importância das parcerias estratégicas junto aos governos do Estado e da Prefeitura Municipal de Inocência, e às entidades que compõem o Sistema S para preparar a cidade e a região para a instalação do Projeto Sucuriú, que deve iniciar as obras em 2025. O diretor falou do compromisso, mesmo antes de iniciar as operações, previstas para 2028, de colaborar com a educação da população local. Uma das contribuições para a Inocência, viabilizada pelo projeto, será a construção de uma Escola Modelo do Sesi, com 400 vagas para alunos da região. Para Régis, o cuidado da Arauco mesmo antes de sua instalação com todas as questões ambientais, econômicas e sociais demonstra o compromisso da indústria. “Fiquei muito impactado com esse cuidado que Arauco teve junto à população do município. Isso faz diferença porque mostra que vocês fazem uma gestão com propósito”, disse.
Presente no Brasil desde 2002, a Arauco tem atuado também na capacitação continuada dos professores para a educação ambiental. “Desde 2006, por meio de programas ambientais da empresa, já passaram 29 mil professores capacitados para ensinar as crianças. Fundamental esse essa educação é direcionada por uma visão de sustentabilidade, com uma consciência em relação a produtos renováveis e reciclados e também para estimular o protagonismo da comunidade”, afirma. O gerente executivo de ESG & Relações Institucionais da Arauco, Theófilo Militão, também esteve presente e acompanhou Mário no debate e na abertura do Circuito Estadual de Robótica Sesi MS, evento integrante do Meeting de Educação.
Assessoria