Dois representantes da Fiems ministraram palestra no painel Indústria do Know How Experience, um dos maiores eventos de empreendedorismo e networking da América Latina, na última sexta-feira (03/11), no shopping Bosque dos Ipês, na capital.
O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, apresentou o panorama e potencial da indústria em MS. Para ele, o setor caminha a passos largos, nos últimos 15 anos, o crescimento da indústria de transformação no estado foi de 921%.
“Para nós, é importante estar aqui hoje, porque cada vez mais a gente precisa criar consciência nas pessoas de que a indústria é um lugar excelente para as cidades. Trabalhar e gerar desenvolvimento, emprego e levar prosperidade para os municípios”, concluiu.
O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, falou sobre o profissional que a indústria quer, as oportunidades na qualificação, na mão-de-obra e o que é considerado o profissional ideal para o preenchimento da demanda do mercado de trabalho. São 20 mil vagas de emprego em aberto na indústria sul-mato-grossense.
“Acho que o profissional perfeito para cada vaga é aquele com atitude. A gente vai tentar dissipar para os empresários, empreendedores e investidores que existe muita oportunidade. E, a atitude é um grande diferencial para começar, para fazer, aprender e para colocar tudo em prática, seja no chão de fábrica, ou como líder”, ressaltou.
Fotos: Divulgação/Sistema Fiems
Ao lado deles, Leonardo Mendonça Pimenta, gerente executivo industrial da unidade Ribas do Rio Pardo da Suzano, também participou do painel indústria e comentou sobre a parceria que a empresa tem feito com Sesi e Senai.
“Recentemente nós tivemos o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), junto com o Sesi, conseguimos elevar a taxa de aprovação dessa turma em Ribas, atingimos 80% de aprovação, a média nacional é de 21%. Com o Senai, nós já implementamos 20 cursos profissionalizantes e tem previsão para outros 10 até 2024”, finalizou.