34.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Yeltsin Jacques realiza último treino em Campo Grande antes do Parapan-Americano de Santiago

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques realiza, nesta quinta-feira (9), o último treinamento em sua terra natal antes dos Jogos Parapan-Americanos 2023, que acontecerão em Santiago, no Chile. A atividade ocorrerá no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, a partir das 16 horas.

Contemplado pelo Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Yeltsin prepara-se para correr os 1.500 e 5.000 metros na capital chilena, provas em que é o atual campeão paralímpico.

Atual bicampeão do Parapan (Toronto-2015 e Lima-2019), o atleta de 32 anos ajusta os últimos detalhes para continuar competindo em alto nível. “Estamos bem, cheguei ontem [terça-feira] da Bolívia, da altitude, fiquei 21 dias lá. Pulmão está cheio e hoje a gente faz o último treino no Parque Ayrton Senna. Amanhã tem academia também. Tudo está 100% graças a Deus, preparado, vamos lá rumo ao tricampeonato parapan-americano”.

A estratégia do treinamento na altitude foi fazer com que Yeltsin aumentasse a hemoglobina, com chamado endurance, treino de esforço por tempo prolongado. O fundista diz estar recuperado das lesões que sofreu no pé e posterior direita, no início do ano. “Me recuperei das lesões, estou praticamente zerado, ainda tratando, mas fazendo acompanhamento. Estou sentindo zero dor. Deu para treinar bem lá na Bolívia. Corri o Mundial ainda com dor e consegui ser campeão”.

Yeltsin Jacques realiza último treino em Campo Grande antes do Parapan-Americano de Santiago
Fundista realizou treino em Cochabamba, na Bolívia, nas últimas semanas

“Cheguei do Mundial de Paris, lapidei e fiz o tratamento. Agora, nos últimos 30 dias, aumentamos muito o volume de treino e chegamos a 150% de volume. Já começamos a baixar [o tempo] e estamos bem, estamos preparados. Vamos continuar lapidando essa semana, fazer um treino rápido hoje, fazer mais um na semana que vem em São Paulo também e chegar bem em Santiago para trazer o ouro”, completa o campo-grandense.

Dono de duas medalhas de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020 (1.500m e 5.000m) e recordista mundial dos 1.500 metros da classe T11 (atletas cegos), com a marca de 3m57s60, o atleta é esperança de medalhas para o Brasil no Parapan 2023. Palco da próxima Paralimpíada em 2024, Paris também sediou, em julho deste ano, o Campeonato Mundial de Atletismo. Na competição, Yeltsin repetiu suas provas, chegando ao título nos 1.500 metros e bronze nos 5.000 metros.

A primeira prova de Yeltsin no Parapan-Americano de Santiago será a final dos 5.000 metros, no dia 21 de novembro, a partir das 14 horas (horário de MS). A próxima será a semifinal dos 1.500 metros, no dia 24, às 16h30. A final desta mesma ocorrerá no dia seguinte, às 17h30.

Antes de embarcar rumo à capital chilena, o atleta de Mato Grosso do Sul viaja para São Paulo (SP), na segunda-feira (13), onde se reunirá com a delegação brasileira e terá os últimos treinos no Centro de Treinamento Paralímpico, principal complexo paradesportivo de excelência do país.

Lucas Castro, Comunicação Fundesporte
João Pedro Flores, do Programa de Estágio Supervisionado

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.