34.6 C
Três Lagoas
sábado, 11 de janeiro de 2025

Brasileiros são impedidos de deixar Gaza por fechamento de posto de fronteira

Um grupo de 34 brasileiros que estavam autorizados a deixar a Faixa de Gaza, no Oriente Médio, foi impedido de cruzar a fronteira com o Egito nesta sexta-feira (10). O posto de Rafah, que é o único acesso entre os dois países, foi fechado sem aviso prévio.

Os brasileiros estavam a caminho do aeroporto de Al Arish, no Egito, para embarcar em um avião presidencial que os levaria de volta ao Brasil. Eles já estavam na lista de autorizados a deixar Gaza, divulgada na noite da última quinta-feira (9).

Conforme o site Metrópoles, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, lamentou o ocorrido e afirmou que o governo brasileiro está trabalhando para que os brasileiros possam deixar Gaza o mais rápido possível.

“A situação de Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando, são números e questões que dificultam a abertura. Governo brasileiro tem mantido contato com as autoridades, sempre examinando a possibilidade da libertação dos brasileiros no menor tempo possível”, disse Vieira.

Os brasileiros que estavam impedidos de deixar Gaza são, em sua maioria, familiares de palestinos que moram no Brasil. Eles viajaram para a Faixa de Gaza para visitar parentes e ficaram presos no país após o início do conflito entre Israel e o Hamas, em maio deste ano.

A Operação Voltando Em Paz, do governo federal, já trouxe mais de 1,4 mil pessoas ao Brasil desde o início do conflito. A maioria delas são brasileiros que viviam em Israel e na Cisjordânia.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.