Thaís Bortolazzi tem levado o nome de Costa Rica pelo fundo a fora despertando o orgulho dos costarriquenses que à aplaudem
Depois de participar das 10 etapas do 28° Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas, no último final de semana, a atleta costarriquense Thais Mariany Souza Bortolazzi, sagrou-se Campeã Brasileira na categoria Júnior.
A última etapa do Circuito Brasileiro de Águas Abertas foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro de 2023, na bela e tradicional Praia de Inema, em Salvador, na Bahia. A disputa definiu os campeões do ranking nacional nesta temporada. Ao todo, mais de 1200 atletas participaram das quatro competições que foram disputadas, sendo elas: Campeonato Brasileiro, Copa Bahia Internacional, Copa Brasil e Troféu Ana Marcela Cunha.
Thaís Bortolazzi se destacou no Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas e garantiu o 1° Lugar nos 10km e na prova de 5 km a nadadora costarriquense ficou em 5° Lugar. Esses resultados garantiram a atleta costarriquense o 1° Lugar no Super Ranking na categoria Júnior.
“É motivo de muita alegria para nós, pois como qualquer atleta de alto rendimento a Thaís tem uma dura rotina de treinos, além de estar morando muito longe de nossa família“, relata orgulhosa a mãe Daniela Bortolazzi.
Thaís Bortolazzi afirma que o desafio é sempre superar as dificuldades para atingir objetivos. “Sem dúvidas o maior desafio aconteceu quando fui morar em Curitiba. Na época não conhecia ninguém, e também pesou o fato de ter que me afastar de minha família. Todavia, como estava em busca dos meus sonhos, optei por aceitar esse desafio e do mesmo modo, me adaptar a nova jornada de treinos”, conta a nadadora de Costa Rica que atualmente é atleta do Clube Curitibano, da cidade de Curitiba (PR).
Ainda no Circuito Brasileiro de Águas Abertas, Thaís Bortolazzi também fez parte da equipe brasileira que disputou a Copa Bahia Internacional e que contou com a participação de seleções do Chile, Equador, Uruguai, Argentina, Venezuela e Itália.
Thaís competiu pela primeira vez em um Campeonato de Águas Abertas na cidade de São Bernardo do Campo/SP, quando participou do seu primeiro Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. Ela nadou 10 km na represa Biling e ficou em 4° Lugar. Já na prova de 5 km, conquistou seu primeiro pódio na sua categoria e levou para casa a medalha de Bronze.
Orgulho Costarriquense!
Em 2022, Thaís Bortolazzi recebeu da Câmara de Vereadores de Costa Rica uma Moção de Congratulação e Aplausos.
Thais Mariany Souza Bortolazzi nasceu em Costa Rica (MS), no dia 02 de maio de 2006. É filha do bioquímico Emerson Leandro Bortolazzi e da empresária Daniela A. Souza Bortolazzi. Ela iniciou sua trajetória no esporte na categoria Infantil 1, no ano de 2019.
Além de participar de Campeonatos de Águas Abertas, Thaís disputa também provas em piscinas, onde já garantiu medalhas nas seguintes competições:
Em 2019, participou dos Jogos Escolares onde conquistou seu 1° índice para Campeonato Brasileiro de Natação, representando Costa Rica e o Estado de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros em novembro de 2019, nadando 100 metros livre.
Em 2020, participou de vários Campeonatos Estaduais, se destacando em sua categoria.
Em 2021, no Campeonato Estadual Pantanal, conquistou seu 1° recorde nadando 800 metros livre. Nesse mesmo ano participou do Campeonato Centro-Oeste de Inverno, na cidade de Anápolis/GO, e estabeleceu seu recorde nos 1500 metros livre, sendo assim recordista Centro-Oeste em sua categoria.
Em agosto de 2021, conquistou mais um recorde Estadual na prova de 1500 metros livre.
Thais Bortolazzi participou também de seu 1° Campeonato Brasileiro, em Recife (PE), onde ficou em 4° lugar em sua categoria no Ranking Brasileiro nadando 1500 metros livre.
Em novembro de 2021, no Campeonato Centro-Oeste, em Cuiabá (MT), conquistou o título de campeã̃ em todas as suas provas disputadas: 200 metros livre / 400 metros livre / 800 metros livre e 1500 metros livre, conquistando um novo recorde no campeonato na prova de 1500 metros livre.
Em 2022, depois de passar por uma seletiva de currículos, foi convidada a integrar a equipe do Clube Curitibano, de Curitiba (PR), onde Thaís segue em seu novo desafio, conquistando seu primeiro recorde paranaense na prova de 1500 metros livre.
Com seu exemplo de disciplina, dedicação e determinação Thaís Bortolazzi tem feito história no Brasil. A atleta iniciou no esporte aos 13 anos e hoje aos 17 anos soma também títulos nacionais e internacionais.
“O esporte tem me proporcionado muitos aprendizados. Lições como comprometimento e a luta por alcançar os objetivos com muita garra e determinação. Além disso, buscar excelência em tudo o que fizer, dando sempre o seu melhor”, afirma Thaís.
Para o jovem costarriquense o esporte pode mudar a vida das pessoas. “O esporte transforma a vida de quem se permite praticar, primeiro por ser algo muito prazeroso. Mas também por ser algo saudável, e possibilitar uma convivência com outras pessoas que tem o mesmo objetivo. Os valores que são passados pelo esporte são difíceis de aprender em outros lugares. A superação de desafios, a persistência, o companheirismo, e o esforço, buscando a excelência em tudo o que fizer. Todos esses valores aplicados na vida pessoal, podem realmente transformar a forma de enxergar a vida, e levá-lo ao sucesso”.
“Quero agradecer por todo carinho e torcida que recebo da minha família, da população de Costa Rica e do Estado de Mato Grosso do Sul. Desejo que vocês continuem acreditando nos seus sonhos, assim como eu. É preciso sempre buscar o nosso melhor, e essa é a maior mensagem que o esporte nos deixa. Mesmo quando estamos lutando contra a maré, não perdemos os nossos valores de dignidade, respeito, honestidade, paciência e amor”, conclui agradecida Thais Bertolazzi.
Fonte: Assessoria da atleta