17.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Gigante da celulose: Suzano contribui diretamente para a economia de Três Lagoas e região

De janeiro a outubro, a empresa já contratou 697 novos profissionais para seu time em Três Lagoas, e está construindo um megaempreendimento em Ribas do Rio Pardo

A Suzano, umas das principais referências globais na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, contribui significativamente para geração de empregos e renda em Mato Grosso do Sul. Atualmente, a companhia conta com um time de 6 mil colaboradores em Três Lagoas e região (2.979 próprios). Operando com duas linhas, com capacidade de produção anual de celulose de 3,2 milhões ao ano, a indústria é uma das responsáveis por elevar a cidade e região a liderar rankings positivos no estado.

De janeiro a outubro deste ano, a companhia gerou 697 novos empregos formais, sendo deste total, 584 das contratações voltadas para as operações florestais e 113 para as operações industriais. Vale destacar ainda que do total de pessoas contratadas neste ano, 64% foram de pessoas negras (433) e 32% mulheres (225).

Além disso, 17 pessoas com deficiência passaram a também integrar o time Suzano, o que vem ao encontro do compromisso da companhia visa em promover a igualdade e equidade de oportunidades. Esses números refletem em todo o quadro efetivo da companhia.

Em Ribas do Rio Pardo, está construindo, através do Projeto Cerrado, a sua nova fábrica, que terá capacidade nominal de 2,55 milhões de toneladas de produção de celulose de eucalipto ao ano, com previsão – antecipada – de operação para junho de 2024. O investimento total do empreendimento é R$ 22,2 bilhões. Cerca de 10 mil profissionais atuam durante o pico das obras.

“A Suzano tem muito orgulho de fazer parte da história de Três Lagoas e de Mato Grosso do Sul e a nossa expectativa é seguir com o seu propósito de continuar contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região leste do estado e dos municípios onde mantém operações. Na Suzano, temos um direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo e, promover a equidade de oportunidades, a valorização da mão de obra local faz bem para os negócios, para a economia local e para o desenvolvimento sustentável de toda a região”, ressalta Mônica Catânia, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Três Lagoas.

REFLEXOS

Os reflexos das contratações realizadas pela companhia no período podem ser percebidos nos dados do levantamento ‘Radar Industrial FIEMS’, onde a fabricação de celulose ocupa a 7ª colocação entre as atividades industriais que mais abriram vagas em MS no acumulado de janeiro a agosto de 2023, totalizando +314 oportunidades geradas.
Três Lagoas se destaca entre os 55 municípios que tiveram saldo positivo em aberturas de vagas, também no mesmo período. O município ficou com a 6ª colação, com a abertura de +587 novas vagas, sendo a celulose uma das propulsoras no apanhado geral de empregos da indústria, na cidade e no estado.

OPORTUNIDADES

A companhia está com dezenas de vagas abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, para atuação em suas operações em Mato Grosso do Sul, São Paulo, e entre outras regiões do país. Para conhecer mais sobre as oportunidades, basta acessar a Plataforma de Oportunidades https://suzano.gupy.io/.

PARCEIRA DO SOCIAL

A Suzano tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável nas regiões onde atua. Para honrar esse compromisso, a companhia também mantém iniciativas importantes que colaboram para a geração de trabalho e renda na região, tais como a de valorização da mão de obra e de empresas locais. Por meio do seu Programa de Fornecedores, visa promover a aquisição de bens e serviços de empresas locais com o objetivo de contribuir com o aquecimento da economia.

Paralelamente, os 6 mil trabalhadores e trabalhadoras também colaboram com a economia local, movimentando o comércio, supermercados, farmácias, entre outros segmentos, o que ajuda na geração indireta de trabalho no município e região. Mas as ações da companhia não param por aí.

A Suzano também mantém uma série de projetos voltados para a geração de trabalho e renda e redução de desigualdades sociais na região. Somente no ano passado, investiu R$ 3,5 milhões em projetos direcionados para o desenvolvimento social, beneficiando, direta e indiretamente, mais de 30 mil pessoas e retirando cinco mil pessoas da linha da pobreza.

Por: Gabrielli Pinha

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.