24 C
Três Lagoas
domingo, 19 de janeiro de 2025

Impacto da Eldorado Brasil na geração de empregos e nas exportações

A chegada da Eldorado Brasil, em 2012, a Três Lagoas, impulsionou a economia de Mato Grosso do Sul, por meio do investimento de R$ 6,2 bilhões, focados na construção da fábrica, cultivo das florestas e toda a estrutura logística da companhia. Especificamente na obra, a empresa chegou a ter 10 mil empregados.

Atualmente são mais de 5 mil colaboradores diretos e com oportunidades em diversas cidades no Estado. Além disso, a Eldorado Brasil conta com viveiro em Andradina, terminal portuário em Santos (SP) e escritórios internacionais nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Comércio e serviços, escolas e uma rede de fornecedores também são impactados pela atuação da companhia, movimentando uma cadeia indireta estimada em 15 mil pessoas.

Menos de um ano após a inauguração da fábrica da Eldorado Brasil o impacto econômico do empreendimento já trouxe avanço. Em abril de 2013 a lei estadual 4.336/2013 deu a Três Lagoas o título de “Capital Mundial da Celulose”. De acordo com dados do Ministério do Comércio Exterior, em 2013, Mato Grosso do Sul ficou em segundo lugar no ranking dos estados geradores de receitas de exportação de celulose, subindo duas posições em um ano.

Neste ano, a Eldorado Brasil já atingiu sua capacidade nominal de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose e, atualmente, opera 20% acima. O marco do recorde para o mercado foi o de completar uma década, em 2022, atingindo o total de 16,5 milhões de toneladas de celulose no período, algo previsto para acontecer um ano depois.

Celulose da Eldorado Brasil é exportada para mais de 40 países

Com olhar forte para competitividade, a companhia segue realizando investimentos importantes no país. Um exemplo disso foi a inauguração do terminal Eldorado Brasil Logística (EBLog), no Porto de Santos (SP). Com um dos maiores armazéns de celulose da América Latina, com 53 mil metros quadrados de área e capacidade para escoar até 150 mil toneladas de celulose por ano, o terminal possui dois berços de atração para navios próximos, o que permite agilidade operacional em embarques. A celulose da Eldorado é exportada para mais de 40 países de todos os continentes.

Desenvolvimento local

Mais de 600 fornecedores estão aptos ao atendimento da Eldorado Brasil. Muitos desenvolvidos pela empresa e que acabam crescendo para expandir seus negócios. Um case de sucesso é o projeto PAIS, que em parceria com o Sebrae MS, estimula a agricultura familiar. Iniciado há quase dez anos, com foco na geração de renda para o pequeno produtor rural em assentamos, os produtores tornaram-se os principais fornecedores de alimentos orgânicos, como verduras e hortaliças, para os restaurantes da empresa, que servem diariamente milhares de refeições para seus colaboradores.

Eldorado Brasil já atingiu a produção de 1,5 milhão toneladas de celulose em 2023

Geração de emprego

Os excelentes resultados alcançados pela companhia nos últimos anos foram possíveis em razão de uma cultura de trabalho focada na valorização das pessoas, competitividade, sustentabilidade e inovação. Em Três Lagoas, a Eldorado Brasil foi responsável por gerar 23% do total de vagas na cidade no ano passado. Os números contribuem para que o Estado esteja entre os 15 que mais contratam também em 2023.

“Acompanhamos o rápido crescimento de Mato Grosso do Sul, que está em posição de destaque no setor da celulose e apresentamos ao Estado uma gestão responsável na produção, no cuidado com a natureza e, sobretudo, com as pessoas”, destaca o diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação, Elcio Trajano Jr.

O primeiro semestre teve um forte ritmo de contratações, que preencheram vagas em diversas áreas da empresa. A companhia busca por profissionais em sua região de atuação, o que dá ao Mato Grosso do Sul destaque na geração de empregos. Mais de 800 vagas foram geradas e preenchidas no primeiro semestre de 2023.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.