27.4 C
Três Lagoas
sábado, 11 de janeiro de 2025

Após declaração de Lula, comissário da UE cancela viagem ao Brasil

O acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul pode fracassar por causa da oposição da França. O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou neste sábado (2) ser contrário ao acordo.

Conforme o site O Antagonista, a declaração de Macron foi feita após encontro bilateral com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Dubai, onde os chefes de estado participaram da COP 28.

O acordo comercial entre a UE e o Mercosul é negociado há mais de 20 anos. As negociações foram retomadas em 2019, mas ainda não foram concluídas.

O acordo prevê a redução de tarifas de importação entre os dois blocos e a abertura de novos mercados para produtos e serviços.

A França é um dos principais opositores do acordo. O governo francês teme que o acordo possa prejudicar a produção agrícola europeia.

A oposição da França ao acordo pode dificultar a conclusão das negociações. O Mercosul esperava anunciar a conclusão do acordo na quinta-feira (7), em uma reunião no Rio de Janeiro.

No entanto, após a declaração de Macron, Lula da Silva admitiu que o tratado pode fracassar.

“Se não tiver acordo, paciência. Não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil e que não digam mais que é por conta da América do Sul”, disse Lula.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.