O músico e barbeiro Enedino Joaquim Pinheiro recebeu no dia 1º de dezembro, a Medalha “Diva Câmara Martins”. A cerimônia de condecoração com o recebimento da medalha com a efígie da Professora e Cartorária Diva Câmara Martins e do diploma de menção honrosa foi desenvolvida na Sala João Calábria, na Paróquia São João Batista, a partir das 19h30 (horário de Brasília), em Bataguassu.
A iniciativa, que chega a sua quarta edição, é do Museu Municipal “Helena Meirelles”, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Conselho Municipal de Políticas Culturais e fez parte da programação alusiva ao aniversário de 10 anos de Bataguassu celebrado no próximo dia 11 de dezembro.
Natural de Brumado, na Bahia, Enedino Joaquim Pinheiro nasceu em 31 de agosto de 1944. Filho de Zulmira Rosa dos Santos e Clarindo Joaquim Pinheiro, o homenageado veio para Bataguassu no ano de 1951, antes da fundação do município. É barbeiro e possui um importante legado musical na cidade, contribuindo com a cultura e a arte local ao longo de sua história.
A proposta do nome do homenageado foi apresentada à Comissão de Avaliação no dia 16 de novembro pelo proponente Orlando Aparecido de Souza.
Durante o evento, a secretária interina de Educação e Cultura, Cida Meira, que esteve no ato representando o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) parabenizou a equipe da Semec/Museu Helena Meirelles pela realização da entrega da medalha e frisou a importância da valorização de personalidades que fazem parte da história e memória de Bataguassu.
“É importante valorizar e homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e progresso de Bataguassu. Parabéns ao Sr. Enedino pelo recebimento da medalha”, disse a secretária.
Durante a atividade, houve uma apresentação cultural desenvolvida pelo homenageado e demais músicos da cidade.
Estiveram presentes na entrega da honraria Sandra Câmara Martins Machado e Souza, membro da Comissão de Avaliação da Medalha Diva Câmara Martins; Kimie Kawanami Vicari, membro do Comissão de Avaliação da Medalha Diva Câmara Martins; o presidente do Conselho de Políticas Culturais, José Carlos Guedes além de demais membros do Conselho; familiares do homenageado (filho Marcos Antônio e o neto Paulo Henrique) e população em geral.
MEDALHA
A Medalha “Diva Câmara Martins” é uma condecoração que homenageia cidadãos e cidadãs bataguassuenses de diversas áreas do conhecimento as quais se destacam por terem sido pioneiros em alguma atividade pública, ou por outras razões de significativa relevância para a história de Bataguassu.
Criada pelo Decreto Municipal nº 315, de 23 de novembro de 2020, a escolha do homenageado perpassa pelo Conselho Consultivo de Avaliação e Conselho de Políticas Culturais; e obedece diversos critérios.
Já foram homenageados no município com a entrega da medalha Antônio José Sobrinho – Professor Dedé (2020); Dalvina Dias Barroso (2021) e a professora Odila da Silva Fernandes (2022).