26.2 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro de 2024

Expert do setor florestal, Paulo Hartung, visita Mato Grosso do Sul e elogia indústrias no Estado

O economista Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), visitou Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (6). No Estado, Hartung realizou reuniões na governadoria, com o governador Eduardo Riedel (PSDB), com a senadora Tereza Cristina (PP), com o presidente da Reflore (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) Júnior Ramires e demais representantes do setor.

O destaque o presidente do Ibá foi para a importância estratégica do Estado no cenário nacional de celulose, papel e papelão. Três Lagoas é palco do maior crescimento no plantio de eucalipto, nos últimos anos e Mato Grosso do Sul tem se destacando no setor com fábricas em outras cidades do Estado.

Expert do setor florestal, Paulo Hartung, visita Mato Grosso do Sul e elogia indústrias no Estado

FOCO DA VISITA

A visita do Presidente do Ibá tem como foco os investimentos do setor de florestas no Estado e as demandas de formação profissional. O setor de florestas no Brasil é extremamente dinâmico, conectado ao futuro e está no lado certo na equação das mudanças climáticas.

Hoje, o setor representa um total de 9 milhões de hectares de florestas plantadas para fins industriais, com a conservação de mais 6,7 milhões árvores nativas, mostrando que é possível produzir e preservar. E onde mais se desenvolve no Brasil? Em Mato Grosso do Sul.  O Estado é hoje, o grande destino de parte expressiva de novos investimentos no setor de florestas.

Expert do setor florestal, Paulo Hartung, visita Mato Grosso do Sul e elogia indústrias no Estado

Mato Grosso do Sul está recebendo os maiores investimentos de celulose no Brasil. Além das fábricas Suzano e Eldorado que mudaram a cara de Três Lagoas nas últimas décadas, o Estado também em breve, vai operar com mais duas indústrias de celulose, uma sendo a Arauco, no município de Inocência, e a Suzano, no município de Ribas do Rio Pardo, cuja obra será finalizada no próximo ano, com a previsão de a fábrica entrar em operação no segundo semestre de 2024.

INFRAESTRUTURA

A questão da infraestrutura também foi tratada nas reuniões de Hartung no Estado, com discussões sobre a necessidade de investimentos acelerados nessa área. O governador apresentou a lógica dos investimentos nas estradas estaduais, destacando parcerias com o setor privado e empréstimos junto ao BNDES e a alocação de recursos do Fundersul. O foco especial recaiu sobre a rodovia BR-262, e o governador já solicitou que seja delegado ao governo do Estado a possibilidade de se buscar uma concessão, visando uma solução de curto prazo.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Expert do setor florestal, Paulo Hartung, visita Mato Grosso do Sul e elogia indústrias no Estado
Turma de formandos para o Projeto Cerrado, em Ribas do Rio Pardo, em mecânica de maquinas florestais (Foto: Assessoria)

Outro ponto destacado foi a importância da qualificação profissional para impulsionar o setor. O Estado tem uma rede de qualificação profissional estabelecida envolvendo setor privado, Semadesc, Secretaria de Educação e UEMS. Em colaboração com Sesi e Senai, essa rede redefine a lógica de formação profissional, abrangendo desde motoristas até operadores na área industrial.

Mato Grosso do Sul é referência quando o assunto é celulose. Com importantes fábricas em várias cidades do Estado, as empresas tornaram-se uma das maiores fontes de renda de vários municípios, principalmente para Três Lagoas.

TRÊS LAGOAS

A Região do Bolsão, em Três Lagoas, por exemplo, mudou drasticamente com a chegada das fábricas de celulose. Antes considerada uma tradicional cidade do interior que vivia da agropecuária e comércio mudou o cenário, o qual gerou muitos benefícios como geração de empregos.

Expert do setor florestal, Paulo Hartung, visita Mato Grosso do Sul e elogia indústrias no Estado
default

Com a construção da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo e da Arauco em Inocência, Mato Grosso do Sul representa o “boom” do setor no Brasil e no mundo. Um mercado que teve a fabricação de mais de 24 milhões de toneladas de celulose no país no ano passado, sendo enviado 19 milhões para o mercado internacional, incluindo Ásia, Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Expert do setor florestal, Paulo Hartung, visita Mato Grosso do Sul e elogia indústrias no Estado

Em uma reunião com o governador de MS, o presidente do IBÁ, comentou sobre os avanços tecnológicos do setor e as facilidades naturais que o Brasil possui, incluindo o clima.

“No Brasil o setor conta com bom solo e clima, mas não ficou acomodado e investiu em ciência e tecnologia, tendo hoje a maior produtividade do mundo. A fábrica que está sendo construída em Ribas tem o que há de melhor no mundo. É uma fábrica circular, a movimentação de fornos de cal da futura unidade já vem da gaseificação da biomassa, energia limpa, que é o futuro do planeta”, disse Hartung.

Expert do setor florestal, Paulo Hartung, visita Mato Grosso do Sul e elogia indústrias no Estado
Em junho de 2019, Artung esteve em Três Lagoas para conhecer a fábrica da Eldorado Brasil, na ocasião ele recebeu o Perfil News para uma entrevista (Foto: Arquivo)

MS É DESTAQUE

O especialista em floresta ainda elogiou Mato Grosso do Sul na qualificação profissional a este setor que gera emprego e renda, ‘mudando a cara’ não só das cidades que abrigam uma fábrica, mas toda a economia do Estado.

“Mato Grosso do Sul é destaque mundial na produção de celulose, e a qualificação profissional é necessária para continuarmos crescendo. O cenário da produção de celulose por aqui gera renda, empregos e melhoria na qualidade de vida da nossa população, e assim continuamos apostando no desenvolvimento do estado de olho na nossa maior prioridade: o sul-mato-grossense”, ressaltou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.