30.6 C
Três Lagoas
sábado, 20 de julho de 2024

Guiana espera que Brasil lidere na tensão com Venezuela sobre Essequibo

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse em entrevista à GloboNews na tarde da última quarta-feira (06) que seu país espera que o Brasil seja um líder na tensão criada pela Venezuela após referendo sobre a anexação de Essequibo, que faz parte do território guianês.

Ali disse que o Brasil tem sido “um campeão de estabilidade” na região e que seu país espera que o Brasil aja de forma responsável e madura para garantir a paz e a estabilidade na região.

“Nós esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança, um papel significativo em garantir que essa região se mantenha. O que a Guiana quer, a única ambição da Guiana é que essa região se mantenha uma região de paz e estabilidade, onde todos nós podemos coexistir em harmonia”, disse o presidente da Guiana na entrevista.

Ali também ressaltou que o fato de o Brasil ter uma boa relação com a Venezuela não é motivo de preocupação para a Guiana. Ele disse que espera que a Venezuela aja com princípio e que o Brasil garanta que o país vizinho esteja do lado certo da lei.

“O Brasil tem uma boa relação conosco também e nós esperamos que a Venezuela aja com princípio. Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro do exterior (Mauro Vieira) e os dois garantiram que a Venezuela estará do lado certo da lei … Então, nós temos confiança de que o Brasil vai agir de maneira responsável, de maneira que seja condizente de um país que mostra maturidade e liderança”, afirmou Ali.

Ao ser questionado sobre uma eventual invasão militar por parte dos venezuelanos, Ali disse que a Venezuela é “muito imprevisível” e que o seu país está se preparando para qualquer eventualidade.

A tensão entre a Guiana e a Venezuela sobre o Essequibo é uma questão complexa que tem o potencial de desestabilizar a região. O apoio do Brasil à Guiana é importante para garantir a paz e a estabilidade na região.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.