O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi recebido com aplausos e ovações ao chegar para a cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, neste domingo (10).
Bolsonaro liderou uma comitiva de políticos brasileiros, incluindo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Cláudio Castro (PL-RJ), Ronaldo Caiado (União-GO) e Jorginho Mello (PL-SC), além dos filhos, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Com bandeiras do Brasil e gritando pelo nome de Bolsonaro, brasileiros e argentinos receberam o ex-mandatário na entrada do Congresso argentino. Bolsonaro apareceu sorrindo, com seguranças ao redor, enquanto levantava as mãos com gestos de “vitória” e entrava na Assembleia Legislativa do país vizinho.
Conforme o site Metrópoles, a presença de Bolsonaro na posse de Milei é uma demonstração de apoio do ex-presidente ao candidato direitista. Milei, um economista liberal, prometeu dolarizar a economia e acabar com o Banco Central argentino para combater a inflação, que chegou a 142,7% nos 12 meses terminados em outubro.
A posse de Milei é um momento histórico para a Argentina. O país está há décadas mergulhado em uma crise econômica e política, e a eleição de Milei é vista por muitos como uma oportunidade de mudança.