Na tarde da última quarta-feira (13), o Corpo de Bombeiros atendeu a um caso de afogamento em piscina em Chapadão do Sul.
Um adulto de cerca de 40 anos fazia apneia quando apagou e começou a se afogar. Foi retirado da água por amigos que estavam no local e transportado para o Pronto Socorro do Hospital Municipal.
Segundo o site Chapadense News, a apneia é a suspensão voluntária ou involuntária da respiração. Um ser humano não pode optar, por exemplo, por colocar um fim à própria vida prendendo a respiração.
Há um mecanismo no cérebro que, a exemplo de um sensor, inicia uma série de respostas fisiológicas frente à detecção de baixos níveis de oxigênio na corrente sanguínea.
Normalmente, a pessoa em apneia retorna à superfície, levada por uma série de fenômenos fisiológicos, em busca do ar. No entanto, em alguns casos, pode ocorrer o apagamento, que é a principal causa de mortes entre praticantes de mergulho livre.
O apagamento ocorre quando os níveis de oxigênio ficam tão baixos que não são suficientes para manter o cérebro ativo. Um apagamento pode ou não ser fatal. Abaixo da cota de equilíbrio, em caso de apagamento, as chances de sobrevivência são remotíssimas.