Mato Grosso do Sul está no epicentro da onda de calor que atinge o país. Nas últimas 24 horas, cidades do Estado registraram temperaturas acima de 40°C, liderando o ranking de mais quentes do Brasil.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Três Lagoas e Água Clara registraram 42,2°C, sendo as cidades mais quentes do Brasil na quinta-feira (14). Paranaíba também está entre as 10 mais quentes do país.
Ainda segundo o Inmet, o país enfrenta a 9ª onda de calor do ano, desta vez, com intensidade na região centro-sul do Brasil. Até o domingo (17), Mato Grosso do Sul pode registrar temperaturas acima de 45°C, com destaque para a região sudoeste, pantaneira, central e bolsão.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o fenômeno ocorre devido à atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis.
Neste período, a orientação é ingerir bastante água, pois a umidade relativa do ar estará em índice crítico, variando de 10 a 40%. Portanto, o sul-mato-grossense deve evitar exposição ao sol durante os horários mais quentes e umidificar o ambiente.