Nesta última terça-feira (19) o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o site e aplicativo Celular Seguro.
O app e o site permitem o bloqueio de aparelhos celulares roubados e furtados.
Agora, as vítimas que usarem o novo serviço podem bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.
O site está disponível no endereço celularseguro.mj.gov.br e o aplicativo será disponibilizado nesta quarta-feira (20) nas principais lojas virtuais, gratuitamente.
Para se cadastrar, basta acessar o site ou aplicativo com a conta gov.br. Cada usuário pode indicar contatos de segurança que poderão efetuar os bloqueios em caso de roubo ou furto. O registro dos episódios no sistema não substitui o boletim de ocorrência policial.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), instituições financeiras e entidades privadas são parceiras da iniciativa. As empresas telefônicas já podem bloquear o Imei (código único de cada aparelho) dos celulares roubados ou furtados. Até fevereiro, elas também vão conseguir bloquear as linhas.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 o Brasil registrou um aumento de 16% no número de roubos e furtos de celulares em relação ao ano anterior.