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sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Natal de 2023 deve movimentar mais de R$ 68 bilhões em vendas no varejo, mas ainda fica abaixo de 2019, antes da pandemia

A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que o Natal de 2023 deverá movimentar cerca de R$ 68,97 bilhões em vendas no varejo brasileiro.

Segundo a CNC, caso essa projeção seja confirmada, o setor irá registrar um aumento de 5,6% no faturamento com vendas, considerando a inflação.

Para o economista Fábio Bentes, o Natal é a principal data comemorativa do comércio e, neste ano, a melhoria das condições econômicas e queda da taxa de desemprego são fatores que contribuirão para o aumento das vendas.

“E a taxa de câmbio também. Sempre que ela recua, favorece as importações. O varejo importou o maior volume de mercadorias em 2014, portanto deve ser um Natal com mais importados”, destaca.

E conforme a estimativa da CNC, os hiper e supermercados deverão se destacar em termos de movimentação financeira durante o Natal deste ano, representando 38,6% do volume total.

Em seguida, os estabelecimentos especializados na venda de itens de vestuário, calçados e acessórios devem responder por 33,9% do total, seguidos pelas lojas especializadas na comercialização de artigos de uso pessoal e doméstico, contribuindo com 12,6% do total.

Apesar da expectativa de um volume maior em comparação aos anos anteriores, o varejo ainda não deverá atingir o mesmo patamar de vendas observado no Natal de 2019 (R$ 70,94 bilhões). Isso ocorre porque o Natal de 2023 ainda será afetado pela pandemia de COVID-19, que ainda gera incertezas na economia.

O Natal de 2023 deve ser um ano de recuperação para o varejo brasileiro, com um aumento significativo nas vendas. No entanto, ainda há alguns desafios a serem superados, como a pandemia de COVID-19 e a inflação.

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