Os pecuaristas das regiões do Planalto e Pantanal de Mato Grosso do Sul têm até o dia 31 de dezembro para fazer a Atualização Cadastral e Declaração Semestral de Rebanhos junto à Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
A etapa de novembro venceu no dia 30 de novembro, mas uma portaria da Iagro prorrogou o prazo até 31 de dezembro.
Porém, as propriedades que não realizaram a Atualização Cadastral e a Declaração Semestral de Rebanhos até 30 de novembro de 2023, ficaram automaticamente bloqueadas e seriam desbloqueadas somente mediante a Atualização Cadastral e a Declaração Semestral de Rebanhos, sem a aplicação de penalidades.
Conforme o site News Informa, a Iagro reforça a importância da colaboração dos criadores e proprietários rurais de manterem seus dados atualizados. Essa iniciativa é fundamental para fortalecer as ações de defesa sanitária e promover a sanidade animal em Mato Grosso do Sul.
Produtores de diversas espécies, como bovinos, aves, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, devem realizar a atualização obrigatória. Só o rebanho bovino de Mato Grosso do Sul chega a aproximadamente 18,6 milhões de cabeças.
O Iagro oferece suporte gratuito para a atualização cadastral. O processo pode ser feito diretamente pelo portal GAP (www.gap.ms.gov.br) ou em uma agência da Iagro, evitando intermediários e custos adicionais.