29 C
Três Lagoas
sábado, 21 de dezembro de 2024

Você sabia o CHOQUEI já foi homenageado uma Câmara Municipal de MS? Perfil revolta Brasil após morte de Jéssica

Nos últimos dias, a morte de Jéssica Vitória Canedo tem causado uma grande repercussão em todo o país, após a jovem tirar a própria vida depois de ter sido vítima de fake news. Um dos principais portais de divulgação que teria disseminado a falsa informação foi o ‘Choquei’, que, inclusive, já foi homenageado na Câmara dos vereadores de Nova Andradina meses antes.

A Choquei e outros perfis de fofoca que compartilharam a fake news sobre o suposto relacionamento de Jéssica Vitória e Whindersson Nunes estão sendo investigados por suspeita de indução ao suicídio.

Em maio deste ano, um jornalista da “Choquei”, foi homenageado com a entrega de moção de parabenização, na Câmara de Nova Andradina. Pais, parentes, amigos e seguidores do rapaz aplaudiram a iniciativa de autoria do vereador Ceará do PT.

O jornalista seria natural de Nova Andradina e teria conhecido o “Choquei” através do perfil no Instagram. Conforme publicado no portal da Câmara da cidade, o jornalista contou que se interessou pela forma de trabalho que era desenvolvida na plataforma e passou a encaminhar via “direct” as notícias em primeira mão para Raphael Sousa Oliveira, proprietário da Choquei.

O proprietário do perfil chamou o sul-mato-grossense para participar da equipe. Hoje em dia, Raphael é investigado pela polícia após ter publicado uma fake news de Jéssica, alegando que a jovem estava mantendo um relacionamento amoroso com Whindersson Nunes.

ENTENDA

O perfil de entretenimento e ativismo político Choquei confessou nesta quinta-feira (28) que compartilhou a notícia falsa que teria levado Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, a cometer suicídio. O perfil, que tem mais de 27 milhões de seguidores nas redes sociais, admitiu ter replicado um conteúdo falso sobre supostas conversas que indicavam envolvimento entre a jovem e o humorista Whindersson Nunes.

JÉSSICA FOI IRONIZADA PELO DONO DA CHOQUEI

Após ter o nome vinculado ao comediante, Jéssica usou suas redes sociais para denunciar os ataques vinha sofrendo. “Vocês estão falando da minha aparência, da minha classe social, xingando minha família, ameaçando, me chamando de interesseira, me comparando com as ex’s dele… Vocês não sabem como está o psicológico de quem está recebendo os xingamentos e as ameaças”, disse a jovem no Instagram.

O responsável pela Choquei, Raphael Sousa, chegou a comentar na publicação feita por Jéssica e fez piada sobre o desabafo postado pela jovem. “Avisa para ela que a redação do Enem já passou. Pelo amor de Deus!”, disse Sousa. As postagens sobre o caso foram apagadas. A mãe de Jéssica chegou a fazer um apelo para que os ataques à filha cessassem e afirmou que a jovem sofria de depressão.

No último dia 24, Whindersson Nunes lamentou a morte da jovem e propôs a criação da Lei Jéssica Vitória para regulamentar perfis nas redes sociais. “Que essa lei traga uma sanção civil ou criminal para essa pessoa que poste uma conversa, mesmo que pública, sem ir atrás da veracidade dos fatos. Quem vai ser responsabilizado é quem está no topo da pirâmide e ganha dinheiro com isso”, destacou o humorista.

CHOQUEI FAVORECEU LULA

Raphael Sousa é próximo à primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Após o resultado das eleições no ano passado, ele recebeu convite dela para subir no carro de som oficial da equipe de Lula e acompanhar o discurso da vitória do petista. Janja, que desde o período eleitoral costuma manter um trabalho de aproximação com influenciadores de esquerda para viabilizar apoio ao governo, chegou a enviar conteúdos exclusivos para a Choquei durante a disputa eleitoral.

Com a divulgação nas redes sociais, de notícias com um claro viés editorial pró-Lula, Raphael Sousa contribuiu muito para a campanha petista. No período eleitoral, a conta sempre esteve entre aquelas com maior repercussão em temas eleitorais.

Em entrevista ao Flow Podcast no ano passado, o dono da página reconheceu que sua atuação ajudou a eleger o atual presidente e afirmou que todos os colaboradores da Choquei eram pró-Lula, mas que o trabalho de apoio ao petista tinha a ver com o fato de o influenciador ser contrário a Bolsonaro.

Apesar disso, segundo a Gazeta do Povo, o proprietário do perfil se aproximou mais do presidente após o início do novo mandato e mantém na internet a cruzada de defesa do governo a qualquer custo, o que inclui a disseminação de fake news pró-Lula.

Foto capa: Agência 7 Arte/CMNA

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.