27.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Suspensão de CNHs por infrações no trânsito diminui no MS em 2023; mais de 10 mil foram registradas

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul registrou 10.987 suspensões de CNHs (Carteiras Nacionais de Trânsito) em 2023, uma queda de 54,3% em relação ao ano anterior, quando foram aplicadas 24.304 penalidades.

As infrações mais comuns que levaram à suspensão da carteira de motorista foram dirigir sob efeito de álcool, disputar corrida em vias públicas e não usar cinto de segurança.

Conforme o site Campo Grande News, os condutores que tiveram a CNH suspensa ou cassada são notificados via Correios e pelo Diário Oficial do Estado. A notificação deve ser cumprida em até 30 dias, sob pena de multa.

A cassação da CNH ocorre quando o condutor é flagrado dirigindo com a habilitação suspensa ou por reincidência em infrações graves ou gravíssimas. Para recuperar o direito de dirigir, o motorista precisa refazer o processo de primeira habilitação, incluindo o exame teórico de reciclagem.

O que fazer se você foi notificado?

Após receber a notificação do Detran, o motorista deve entregar a carteira de motorista em uma unidade de atendimento. Em seguida, deve cumprir o prazo de suspensão, que varia de 2 a 24 meses, dependendo da gravidade da infração.

Para recuperar a CNH, o motorista também deve fazer o curso teórico de reciclagem em um CFC (Centro de Formação de Condutores). O curso tem duração de 30 horas e aborda temas como legislação de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros.

Após cumprir todas as exigências, o motorista pode solicitar a reabilitação da CNH junto ao Detran. O processo é realizado de forma online.

Dicas para evitar a suspensão da CNH

Para evitar a suspensão da CNH, é importante respeitar as regras de trânsito e dirigir com responsabilidade. Confira algumas dicas:

  • Não dirija sob efeito de álcool ou drogas;
  • Não dispute corrida em vias públicas;
  • Use sempre o cinto de segurança;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Não ultrapasse em faixa contínua;
  • Dê passagem a pedestres;
  • Não fale ao celular enquanto dirige.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.