Na terça-feira (2) amostras de folhas de soja coletadas em uma área comercial no município de Chapadão do Céu (GO) foram analisadas no Laboratório da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul (MS). Agora a notícia preocupa os produtores de soja da região dos Chapadões.
O resultado foi positivo para a presença da ferrugem asiática da soja.
A ferrugem asiática é uma doença que pode causar grandes perdas de produtividade na soja. Ela é causada por um fungo que se espalha rapidamente pelo vento e pela água da chuva.
Com a confirmação da presença da ferrugem asiática na região dos Chapadões, a Fundação Chapadão emitiu um alerta aos produtores. A entidade recomenda que os produtores mantenham o residual de controle nas áreas e busquem recomendações de fungicidas.
O pesquisador da Fundação Chapadão, Dr. Helon Santos Neto, destaca a importância do monitoramento das lavouras. “Os produtores não devem deixar de monitorar as suas áreas, mesmo que não tenham visto sintomas da doença”, disse.
O caso de ferrugem asiática já está registrado no site do Consórcio Antiferrugem, que acompanha anualmente o comportamento da doença em todos os estados brasileiros produtores de soja.