Deputados federais da Comissão de Segurança Pública na Câmara criticaram o Senado Federal na útlima quarta-feira (3) por não ter votado ainda o projeto que extingue as ‘saidinhas de natal’. A medida foi aprovada na Câmara em agosto de 2022, mas ainda não foi votada pelo Senado.
De acordo com os deputados, a medida é necessária para garantir a segurança pública. Eles argumentam que, em 2023, centenas de presos não retornaram aos presídios após as ‘saidinhas de natal’.
“Bandido tem que cumprir a pena dele, não tem que estar perambulando em meio a sociedade estando condenado”, afirmou o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN).
“É notório que esse sistema apenas traz prejuízo para a sociedade como o sentimento de medo e insegurança ao cidadão de bem”, disse a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP).
Conforme publicado na coluna do jornalista Mael Vale, os deputados também criticaram o Senado por não ter dado uma resposta aos brasileiros sobre o projeto.
“O Senado precisa dar uma resposta aos brasileiros, e votar essa importante matéria para o fim da saída temporária de presos”, avaliou o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE).