23.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região

As indústrias de celulose alavancaram o desenvolvimento de Três Lagoas que virou referência nacional e atualmente lidera o ranking de exportações de Mato Grosso do Sul

Três Lagoas, pioneira no setor da celulose em Mato Grosso do Sul, recebeu o ‘investimento bilionário’ quando no dia 19 de dezembro de 2006 foi lançada a pedra fundamental da fábrica da VCP – Votorantim Celulose e Papel e da International Paper.

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região
Encarte do então jornal Diário MS com reportagem especial enfatizando a instalação da primeira fábrica de celulose em Três Lagoas – a VCP e a Internantional Paper (Foto: Reprodução)

Na época a então prefeita da cidade, Simone Tebet, disse em entrevista ao Perfil News, que a parceria da então Internacional Paper com a VCP (Votorantim Celulose e Papel), daria um impulso econômico no município e a vida da população e certamente melhorou.

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região
Solenidade de lançamento da pedra fundamental da VCP – Votorantim Celulose e Papel ocorrida em 9 de dezembro de 2006 (Foto: Arquivo Perfil News)

Quando um empreendimento tão grande como uma fábrica de celulose chega em uma cidade, ninguém consegue ter a dimensão do impacto social e econômico que causa no município e na região. Todos os setores têm um enorme aumento de demanda e a economia dispara.

Atualmente Três Lagoas conta duas fábricas de celulose, hoje a Eldorado e Suzano. O Perfil News esteve presente em todas as mudanças que o município passou nessas últimas duas décadas, desde a pedra fundamental a inauguração dos grandes empreendimentos.

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região
Eldorado Brasil planeja em breve investir em mais uma linha de produção (Foto: Assessoria)

Três Lagoas já é considerada a ‘menina dos olhos’ da economia do Estado e ‘rainha da exportação’ é um dos municípios que mais se desenvolveu em Mato Grosso do Sul nos últimos anos e pelo visto não existem mais limites para o desenvolvimento na região que só cresce a cada dia mais.

Uma cidade que era considerada ‘pacata’ que vivia principalmente da agropecuária, mudou de cara nos últimos 20 anos. Com a chegada das gigantes da celulose, a economia de Três Lagoas mudou da água para o vinho e se tornou o município que mais exporta em Mato Grosso do Sul, ficando à frente até da Capital, Campo Grande.

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região
A unidade da Suzano de Três Lagoas possui duas linhas de produção de celulose (Foto: Assessoria)

Decorridos alguns anos, o segmento de celulose resolveu ampliar as atividades e novas plantas estão sendo construídas ou em projetos, como é o caso da Arauco, empresa chilena que escolheu o município de Inocência (distante 130 quilômetros de Três Lagoas) para construir uma fábrica, denominada Projeto Sucuriu.

Além de Inocência, a cidade de Ribas do Rio Pardo está passando por um grande impacto devido a construção de mais uma linha de produção a Suzano Celulose. Ambas as cidades, em breve, estarão com as ‘gigantes’ da celulose operando.

Consolidado esses empreendimentos, a região do Bolsão será a grande potência econômica de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas tem uma fábrica com duas linhas de produção da Suzano e a Eldorado Brasil com uma linha, podendo startar a qualquer momento a segunda linha. A Suzano de Ribas do Rio Pardo já deve entrar em operação ainda neste ano e a de Inocência, a Arauco, que inicia suas obras em 2025.

MUDANÇA RADICAL

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região

Três Lagoas é uma cidade de gente hospitaleira, sempre pronta a ‘dar uma mão’ para quem chega no município em busca de novas oportunidades de emprego. Além disso, a cidade também está sendo um exemplo para Ribas do Rio Pardo e Inocência.

Logo na construção da primeira indústria de celulose, aproximadamente 10 mil trabalhadores deixaram as suas cidades e vieram para Três Lagoas em busca de melhores condições de vida. Com o ‘boom’ na população, o município que tinha ‘cara de interior’ e vivia exclusivamente do agronegócio teve uma ‘mudança radical’ misturando culturas de várias regiões do Brasil.

OPORTUNIDADES

Além de oferecer vagas de emprego, as fábricas de celulose também oferecem oportunidades para os funcionários crescerem dentro das empresas. As indústrias chegam a oferecer cursos gratuitos para os trabalhares conseguirem qualificação e assim ocuparem espaços mais altos para terem melhores condições de vida.

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região

Afinal, as fábricas de celulose sabem que a técnica, a prática, o conhecimento teórico e o autoconhecimento são elementos importantes para qualquer profissional. Por isso, é fundamental investir em aperfeiçoamento e se manter sempre atualizado, desenvolvendo novas habilidades, especialmente aquelas que se tornem um diferencial e o mantenha um passo à frente da concorrência.

Apesar de Três Lagoas já ter avançado e muito, economicamente, o desenvolvimento não deve parar tão cedo, já que com as novas indústrias de celulose estão sendo instaladas em cidades próximas, movimentando ainda mais a região.

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região

Em Inocência, por exemplo, localizada a pouco mais de 100 quilômetros de Três Lagoas, também terá uma indústria. A Arauco, produtora chilena de celulose, pretende iniciar a construção de sua nova fábrica na cidade no início de 2025. No auge da construção, serão necessários cerca de 12 mil trabalhadores, correspondendo a um aumento de, 776% no número de vagas de empregos na cidade que possui 8.424 habitantes.

A escolha de Inocência como base foi feita por conta do ciclo de plantação de eucalipto – que é de 7 anos, diferente de outras cidades do país, e por conta da área expansiva de produção.

ECONOMIA MOVIMENTADA

Com o investimento previsto de R$ 15 bilhões, mesmo com as obras em andamento, a economia da região já começa a se movimentar. A previsão é de que a fábrica esteja concluída em 2028 e gere 2,3 mil empregos diretos e indiretos, conforme estimativa da companhia. Serão 250 operários na empresa, 300 indiretos e 1,8 mil no setor florestal.

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região

O mesmo está acontecendo em Ribas do Rio Pardo, que apesar de não estar localizada na região do Bolsão, fica distante apenas 230 quilômetros de Três Lagoas e 70 de Campo Grande. Uma quarta fábrica de celulose – que tem previsão de entrar em operação neste primeiro semestre de 2024- está sendo construída na cidade e possui um investimento de R$ 19 bilhões.

Desenvolvimento de Três Lagoas reflete nos municípios da região

Há alguns meses, o Perfil News conversou com o Prefeito de Ribas do Rio Pardo, Joao Alfredo Danieze. O Chefe do Executivo comentou sobre a evolução do município. A cidade está com novos imóveis sendo construídos, hotéis e inúmeros alojamentos margeando a estrada. Lojas cheias no comércio e um fluxo enorme de pessoas agora fazem parte da rotina da pequena cidade.

“As obras estão acontecendo dentro do cronograma. Estamos felizes com os resultados de Ribas do Rio Pardo. A fábrica já mudou a cara da cidade. A economia está muito boa. Os comerciantes estão crescendo com a cidade. É motivo de orgulho para nós”, disse o prefeito ao Perfil News.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.