41.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Mato Grosso do Sul começa a emitir novo RG gratuito

Mato Grosso do Sul começou a emitir o novo RG, a Carteira de Identificação Nacional (CIN), nesta última quinta-feira (11).

O documento é gratuito e não terá distinção entre o nome social e nome do registro civil.

A nova identidade terá apenas o número do CPF, já que todas as informações pessoais e intransferíveis estarão em um único banco de dados. Isso reduz a probabilidade de fraudes, pois antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado.

A emissão do novo RG é gratuita, tanto para quem já tem a identidade antiga ou para quem irá tirar pela primeira vez.

O secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Coronel Ary Carlos Barbosa, destacou que essa é mais uma conquista da população.

“O novo RG trará mais segurança, dificultando as fraudes e colocando Mato Grosso do Sul em um nível cada vez mais elevado”, destaca.

Conforme o site Correio do Estado, o diretor do Instituto de Identificação e perito papiloscopista, Márcio Cristiano Paroba, explicou o passo a passo para que a população faça o novo documento de identificação nacional.

“Toda a população deve tirar a nova carteira, mas não precisa ter pressa pois o RG antigo continua valendo até 2032. Para agendar, basta ir no site eletrônico e colocar tanto 1ª ou 2ª via, quem já tem o RG. Se colocar 2ª via, vai aparecer um valor, mas não precisa emitir ou pagar aquele. Nesse primeiro momento, a identidade é gratuita”, explica Paroba.

Uma das novidades da CIN é que agora pessoas de 0 a 11 anos poderão tirar o documento com a validade de 5 anos.

“Não tem idade mínima, a lei não trouxe a idade mínima. Mas, o ideal é que seja emitido a partir dos seis meses de vida, ou quando a criança já puder sentar em uma cadeira para que seja feita a foto com o fundo branco”, observa o perito.

Passo a passo para tirar o novo RG

  1. Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br;
  2. Clique em 1ª ou 2º emissão do RG;
  3. Selecione um posto de atendimento mais perto de sua residência;
  4. Escolha o melhor dia e horário;
  5. Preencha os campos obrigatórios;
  6. Digite os caracteres de segurança;
  7. Confira se o protocolo com o agendamento chegou no email cadastrado.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.