Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024 (nascidos em 2006) já podem fazer o alistamento militar obrigatório. O procedimento pode ser efetuado pelo site www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente na Junta Militar do município. O prazo encerra dia 30 de junho.
Para fazer o cadastro online, é necessário possuir em mãos o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Caso opte pelo atendimento presencial, é preciso estar munido de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de endereço atualizado (até quatro meses da data de comparecimento à Junta Militar).
Em Bataguassu, a Junta Militar de Bataguassu (JSM) fica anexa à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) localizada na rua Anaurilândia, 543, centro (antiga sede da Polícia Civil). O atendimento no local é realizado pelo secretário do órgão, Eduardo Kotai, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas (horário de Brasília), de segunda a sexta-feira.
Caso o cidadão perca o prazo, estará sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Assim, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, tomar posse em cargos públicos, obter carteira profissional, assinar contrato ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.
Serviço
A Junta Militar de Bataguassu (JSM) fica anexa à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) localizada na rua Anaurilândia, 543, centro (antiga sede da Polícia Civil).