Em uma resposta direta a uma série de ataques crescentes no Iraque promovidos por milícias patrocinadas pelo Irã, forças americanas atacaram três alvos no país na última terça-feira (23).
O objetivo dos bombardeios era atingir integrantes da milícia Kataib Hezbollah, que realizou ofensivas contra tropas americanas no Iraque e na Síria nos últimos dias.
Os ataques ocorreram horas depois dos EUA informarem que os paramiliatres dispararam dois drones de ataque na base aérea de al-Asad, no Iraque.
De acordo com a Agência Brasil, com informações da Associated Press, o ataque feriu militares estadunidenses e causou danos estruturais.
Segundo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, os bombardeios foram “um aviso claro de que os Estados Unidos não toleram ataques contra suas forças”. Ele também afirmou que os ataques “têm como objetivo perturbar e diminuir as capacidades” das milícias apoiadas pelo Irã.
Os ataques são mais um capítulo da escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã no Iraque. No ano passado, as duas nações trocaram ataques aéreos, e os EUA chegaram a ameaçar lançar uma invasão ao país.