Um relatório com denúncias e reclamações de consumidores sobre serviços financeiros foi entregue, nesta quarta-feira (31), à gerência-executiva do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Campo Grande. A medida visa corrigir distorções e resguardar os direitos do cidadão.
Elaborado a partir de dados de atendimento e fiscalização do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), o documento lista casos de desrespeito à legislação entre as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento de benefícios do INSS, além da oferta de empréstimos consignados.
“Identificamos um movimento crescente no número de denúncias e reclamações relacionadas aos bancos que possuem contratos firmados com o INSS. São casos de desrespeito a grupos de atendimento preferencial e prioritário nas agências, venda casada de produtos e exigência de que o segurado abra uma conta corrente para recebimento do benefício”, explica o secretário-executivo do Procon/MS Angelo Motti.
Os dados foram entregues para providências em reunião com o gerente-executivo do INSS de Campo Grande, Raimundo Martin Pereira Ruiz, e o chefe da seção de manutenção da gerência, João Paulo do Nascimento.
Por solicitação do gerente-executivo do INSS de Campo Grande, o Procon/MS encaminhará relatórios mensais sobre denúncias e reclamações relacionadas as instituições bancárias que atendem a autarquia federal.
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS