Entre os dias 9 e 14 de fevereiro, a Polícia Civil vai intensificar as ações de combate ao crime, tanto na capital quanto no interior, com a deflagração da operação Carnaval. O objetivo é propiciar mais segurança e tranquilidade para a população durante os festejos carnavalescos.
Neste período do ano, devido às festividades, há um aumento na circulação de pessoas nas ruas, comércios e clubes e consequentemente, há uma incidência maior na prática de delitos. Por isso, todos os departamentos da Polícia Civil estarão empenhados na prevenção e repressão de infrações penais em geral, seja na área central de Campo Grande até as regiões periféricas e também os municípios do interior do Estado.
Dentre as ações previstas estão vistorias em clubes e bares, especialmente para conferir se os locais estão com todos os alvarás de funcionamento em dia, que atestam a segurança para o recebimento dos foliões e se estão respeitando a lei que proíbe a venda e o oferecimento de bebidas alcoólicas para menores de idade. A operação visa ainda combater os crimes de roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas.
Desse modo, tanto a capital quanto as cidades sedes de regionais e municípios considerados com maior fluxo turístico, como Bonito, Nioaque, Paranaíba, Rio Verde, Corumbá e outros, receberão um incremento no efetivo. Na capital, além das rondas, os atendimentos devem se concentrar nos plantões: Depac Centro, Depac Cepol, 1ª Deam e 4ª DP.