Através da parceria entre a Prefeitura, MS Florestal, Bracell Social e Sebrae-MS, será iniciado em Bataguassu, o Projeto Dona Della – Costura Sustentável. Na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, houve um café da manhã que marcou o lançamento oficial da iniciativa e a apresentação das etapas do projeto, que visa proporcionar capacitações e oportunidades de negócios no segmento da costura a partir do reaproveitamento de tecidos. A atividade, realizada no Clube da Melhor Idade, às 9 horas (horário de Brasília), reuniu cerca de 50 mulheres bataguassuenses.
Conforme explicado pela analista de responsabilidade social da Bracell Social, Michele Stricker, o Projeto Dona Della – Costura Sustentável quer criar produtos com uniformes antigos da empresa que antes iriam para descarte, montando assim, uma produção de reutilização criativa.
Serão oferecidas capacitações, em especial, para mulheres com habilidades em costura/ costureiras, voltadas tanto para o empreendedorismo quanto no âmbito da sustentabilidade. Elas aprenderão como ressignificar esses resíduos em suas produções e como ter um negócio nessa vertente, incluindo a formação de uma associação.
Quem poderá participar do projeto são especificamente mulheres residentes em Bataguassu, de baixa renda, e que tenham curso ou algum tipo de experiência em costura. Todas as atividades serão fornecidas gratuitamente.
“Este é um projeto que trabalha o fortalecimento das mulheres por meio de produtos que agregam valor ao mercado, unindo o econômico, social e ambiental. Essa parceria com a Prefeitura de Bataguassu e o Sebrae-MS, constrói uma base sólida para o desenvolvimento dessa localidade onde a empresa atua”, destaca a analista.
Durante a explanação do projeto, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MBD) comentou sobre a importância das parcerias entre Poder Executivo e iniciativa privada e disse que o objetivo da administração é estimular o empreendedorismo e a geração de renda, sobretudo, das mulheres locais.
A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, lembra que a iniciativa quer empoderar as mulheres, oferecendo o aprendizado de uma profissão e oportunizando-as que as mulheres sejam independentes financeiramente. “Essa é uma oportunidade de aprendizado e geração de renda. Essa parceria reforça nossas ações em prol das famílias atendidas pelo município, além de desenvolver habilidades que possam vir a se tornar uma profissão rentável e lucrativa, visando a melhora da qualidade de vida”, salientou.
Estiveram presentes no lançamento do projeto, a chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia, a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae-MS, Josi Signori; os secretários municipais e representantes do Sebrae-MS.
Projeto Dona Della
A primeira edição do Dona Della ocorreu em 2023, no município de Água Clara. Foram mais de 450 mulheres impactadas, incluindo microempresárias em diversos segmentos, além da costura. Este ano, o Dona Della também está previsto para mais uma edição em Água Clara e ainda em Santa Rita do Pardo, a partir do segundo semestre de 2024.