A Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realiza, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino (REME), com objetivo de acolhimento dos profissionais da educação para o início do ano letivo de 2024.
“Educação e cultura estão intrinsecamente ligadas, juntas tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar dos educadores, outrossim, dos educandos”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Angela Brito.
Nessa perspectiva, a palestra de abertura de Rossini Macedo, foi nesta quarta-feira (07), no anfiteatro da UFMS. Repleta de elementos como poesia de cordel, humor, tudo interligado à motivação, empatia, acolhimento e ao instinto batalhador e sonhador contido em cada um de nós. Um momento formativo valioso para os docentes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas.
Já para fechar a Jornada, a palestra “Qual a Matemática do Futuro” realizada pela Equipe Mathema, voltada para professores regentes de 1º ao 5º anos, especialistas e professoras-coordenadoras. Esta palestra faz parte do Programa Matemática ProFuturo que é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS), com a participação da Cátedra USP Ribeirão Preto e o parceiro executor Instituto Crescer para a Cidadania. O Programa oferece formação continuada em Matemática para professores, além da disponibilização gratuita do recurso educacional digital Matemática ProFuturo, com mentorias e formação em serviço para o seu pleno uso, combinando ciência e tecnologia para que cada estudante encontre a melhor maneira de aprender, de maneira lúdica e ativa.
A Semana de jornada pedagógica da REME também será as seguintes palestras:
- Estudo e diálogo formativo com os profissionais da unidade de ensino com referência ao Caderno de Orientações da Educação Infantil 2024;
- Estudo e diálogo formativo com os profissionais da unidade de ensino com referência ao Caderno de Orientações da Educação Infantil 2024;
- Educação Ambiental – 2024;
- Lei Bullying;
- Alfabetização em MS: Compromisso com a alfabetização;
- Content and Language Integrated Learning e Dimensão Intercultural através de Projetos – Celebrations;
- Qual a Matemática do Futuro;
- Estudo e diálogo formativo com os profissionais da unidade de ensino com referência ao Caderno de Orientações da Educação Infantil 2024.
Confira as imagens na galeria:
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas