A oferta dos serviços de hemodiálise em Bataguassu para pacientes renais crônicos devem ser retomadas ainda neste mês de fevereiro no município. A informação é do prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que esteve reunido com representantes do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros além de membros da Santa Casa e servidores da Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre o retorno das atividades do Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches Dias”.
Devido um vazamento que comprometeu a estrutura física da unidade de saúde, o prédio está interditado desde a segunda quinzena do mês de dezembro do ano passado. Os 23 pacientes atendidos na unidade de saúde foram encaminhados para o Centro de Hemodiálise do município de Presidente Epitácio (SP), por meio de convênio e prosseguem em tratamento desenvolvido três vezes por semana [segunda, quarta e sexta] no local.
A empresa Central Via Construtora, responsável pela execução da obra do Centro de Hemodiálise concluída em 2020 e que encontra-se na garantia realizou os reparos necessários no local, deixando o prédio público apto para o retorno dos atendimentos de saúde. No entanto, para a desinterdição, o Corpo de Bombeiros apresentou algumas medidas necessárias para a adequação da estrutura física e posterior liberação do laudo técnico que assegura a retomada dos atendimentos no local.
Entre as medidas solicitadas, o Corpo de Bombeiros propôs a realização de um curso de brigada de incêndio para capacitar os profissionais da Santa Casa e do Centro de Hemodiálise. A capacitação foi realizada na segunda-feira (6), na sede da 17ª Subgrupamento e teve carga horária de 8 horas, sendo um curso de nível intermediário, conforme a complexidade do local de atendimento de saúde.
O curso, de acordo com o sargento Márcio Deknes, capacitou profissionais para serem brigadistas, ou seja, aquelas pessoas que dão a primeira resposta em um eventual sinistro.
Foram repassadas orientações sobre como manusear equipamentos de prevenção e combate ao incêndio tais como extintores, hidrantes e mangueiras. A previsão legal da obrigatoriedade do curso é baseada pela norma técnica 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, que prevê a oferta desse tipo de treinamento anualmente.
Noções de primeiros socorros, massagem cardiorrespiratória, contenção de hemorragia, noções de evacuação, combate a pânico, também foram abordados na capacitação.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ariele Rodrigues Jerônimo, na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, houve uma nova reunião com a equipe do Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio para acertar os detalhes sobre o retorno dos atendimentos em Bataguassu. “Tudo será feito com muita cautela visando o bem-estar dos pacientes atendidos pelo Centro de Hemodiálise, em Bataguassu. Nos próximos dias, nossos pacientes já estarão de volta em nosso município”, finaliza.