A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que as vacinas contra a dengue devem chegar ainda esta semana em Mato Grosso do Sul, sendo distribuídas para 33 municípios que compõem a macrorregião de saúde de Campo Grande.
Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante pode chegar entre esta sexta-feira (9) e a próxima segunda-feira (12).
Conforme informações da SES, o estado vai receber 41.783 doses do Ministério da Saúde, referentes à primeira remessa. A distribuição seguirá três critérios principais: ranqueamento das regiões de saúde e municípios, quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade prevista pelo fabricante e cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
É importante destacar que cada município terá sua estratégia de vacinação, podendo haver alterações na campanha.
Segundo divulgado pelo site MS Todo Dia, o público-alvo serão crianças de 10 e 11 anos, escolhido pelo Ministério da Saúde devido à maior taxa de hospitalização por dengue nessa faixa etária, depois dos idosos, para os quais a Anvisa não liberou a vacina Qdenga.
O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas, iniciando pela administração da primeira dose. As doses subsequentes serão enviadas posteriormente.
Aqui está a lista dos municípios e a quantidade de doses nesta primeira etapa:
- Campo Grande (24.639 doses);
- Aquidauana (1.460);
- Sidrolândia (1.435);
- Maracaju (1.223);
- Chapadão do Sul (945);
- Coxim (929);
- Miranda (883);
- São Gabriel do Oeste (834);
- Costa Rica (771);
- Nova Alvorada do Sul (764);
- Ribas do Rio Pardo (746);
- Anastácio (739);
- Jardim (731);
- Bonito (715);
- Bela Vista (683);
- Rio Verde de Mato Grosso (549).