16.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de julho de 2024

Lula mente sobre Gaza no Cairo e isola o Brasil no cenário internacional, diz senador

A fala de Lula no Cairo gerou forte repúdio por parte do senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel. Viana classificou o discurso como “uma surpresa negativa até para os egípcios”, vítimas de atos terroristas do Hamas.

Conforme publicado na coluna do jornalista Cláudio Humberto, Lula teria mentido sobre sua posição no conflito em Gaza, afirmando que o Brasil “condenou de forma veemente os atos terroristas”, o que não condiz com a realidade.

Segundo Viana, Lula jamais responsabilizou o Hamas pela execução de mais de 1.300 pessoas, incluindo crianças, idosos e quatro brasileiros.

Viana critica a postura de Lula como “lamentável” e “um desserviço ao Brasil”. Afirma que o presidente, “mal orientado por Celso Amorim”, demonstra “fata de conhecimento” sobre a situação no Oriente Médio e apequena o país no cenário internacional.

O senador destaca que o Egito tem horror ao Hamas e mantém relações com Israel. Ao se aliar a países “que estão fora do eixo de desenvolvimento”, como Irã e África do Sul, Lula isola o Brasil e o afasta de nações que defendem a paz e reconhecem o direito de defesa de Israel.

A fala de Lula no Cairo é um retrocesso na política externa brasileira e coloca em risco os interesses nacionais. É urgente que o governo brasileiro reconsidere sua posição e se alinhe com os países que defendem a paz e a segurança no Oriente Médio.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.