O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) acompanhou no último sábado, dia 17 de fevereiro, no período da manhã, o andamento da campanha de vacinação contra a Dengue para crianças de 10 e 11 anos; e de Covid-19 bivalente para adultos desenvolvida em Bataguassu e no Distrito de Nova Porto XV.
Akira esteve em frente a Farmácia Big Farma e presenciou o fluxo da vacinação além de conversar com munícipes que aproveitaram a oportunidade para se imunizar. O prefeito ainda trocou impressões com a secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo a respeito das ações que estão sendo executadas pela pasta no município.
Na ocasião da vacinação, houve a presença de personagens do desenho Patrulha Canina animando a criançada.
No Distrito de Nova Porto XV, a vacinação foi desenvolvida na sede da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Emiko Resende e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Maurício do XV (PSDB), além da equipe da unidade de saúde.
Akira destacou a importância da chegada da vacina em combate à Dengue para atender as crianças do município e comentou sobre a necessidade da população manter o esquema vacinal completo. “É muito importante que toda a população faça adesão às campanhas de vacinação lançadas pelo Ministério de Saúde e viabilizadas no município. O cuidado em prevenção às doenças deve ser contínuo. Nosso intuito é prosseguir trabalhando para garantir uma saúde de qualidade para os nossos munícipes”, disse o prefeito.
DADOS
Conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em Bataguassu, a mobilização de sábado (17) atendeu 23 crianças com faixa etária de 10 e 11 anos contra a Dengue. Foram aplicadas ainda duas doses da vacina bivalente em combate a Covid-19.
No Distrito de Nova Porto XV, muitos munícipes aproveitaram a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação.
De acordo com os dados, foram aplicadas 16 doses de vacina contra a Dengue; duas doses da vacina contra HPV; três doses de vacina Meningo ACWY e duas doses de vacina PFizer pediátrica.
A vacinação contra a Dengue no município seguindo as orientações do Ministério da Saúde prossegue atendendo crianças de 10 a 11 anos.
As demais vacinas que fazem parte do calendário vacinal também são disponibilizadas em todas as unidades de saúde do município.