Pela nona rodada do Campeonato Paulista, Palmeiras e Corinthians protagonizaram mais um “Dérbi” no último domingo (18), em Barueri (SP). Mesmo sendo dominado a maior parte do jogo e com dois jogadores a menos, o Corinthians arrancou um empate em 2 a 2 com um belo gol de falta marcado pelo argentino Rodrigo Garro, nos acréscimos; Endrick e Flaco López, pelo Palmeiras, e Yuri Alberto, completaram o placar.
Mesmo desfalcado do meio-campista Raphael Veiga, o Palmeiras dominou amplamente o Corinthians, chegando a desperdiçar uma série de chances claras. Em chute forte da entrada da área, o garoto Endrick marcou o primeiro do Alviverde; após cobrança de escanteio, o argentino Flaco López fez o segundo e confirmou a boa fase, chegando ao sexto gol na competição.
Aos 41 da etapa final, o Corinthians iniciou a reação com Yuri Alberto, após boa jogada de Gustavo Silva. Nos acréscimos, o Alvinegro ainda teve o goleiro Cássio expulso após falta em Rony na entrada da área; diante das circunstâncias, o zagueiro Gustavo teve de ir a meta e minutos depois, Yuri Alberto teve que deixar o campo após grave lesão nas costas.
Mesmo com dois jogadores a menos, o Timão buscou o empate heroico após bela cobrança de falta de Rodrigo Garro; a bola ainda bateu na trave e enganou o goleiro Wéverton, que tirou a mão durante a trajetória da bola. O Palmeiras ainda teve a chance do terceiro gol com Jhon Jhon, minutos depois, mas Raniele tirou em cima da linha após a bola passar por baixo de Gustavo Henrique.
Apesar do alívio, o resultado aumentou a freguesia corintiana nos últimos anos: apenas uma vitória em 12 clássicos disputados desde a chegada do técnico Abel Ferreira ao Palmeiras, em 2020. Com o empate, o Verdão segue na liderança do grupo B, com 18 pontos; já o Timão, com chances remotas de classificação, segue na última posição do grupo D, com 10 pontos ganhos.
Rafael de Souza