29.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de julho de 2024

Vigilância Sanitária interdita açougue que vendia carne em condições insalubres em Ribas do Rio Pardo

Após receber uma denúncia anônima sobre a venda de carne em condições insalubres, a Vigilância Sanitária de Ribas do Rio Pardo realizou uma inspeção no açougue localizado na Avenida Aureliano Moura Brandão, na última quarta-feira (21).

A apreensão resultante dessa inspeção só foi divulgada nesta última terça-feira (27) pelo site Rio Pardo News.

A denúncia mencionava a comercialização de carne deteriorada, de coloração escura e com odor desagradável.

A inspeção revelou a presença de uma infestação de moscas e baratas, além da falta de medidas eficazes de proteção, resultando na contaminação dos produtos de origem animal.

Tanto carnes frescas expostas em balcão quanto as armazenadas em câmara fria estavam sujeitas a condições inadequadas de conservação.

Durante a fiscalização, foram identificados armazenamentos inadequados de produtos, lacres violados e utensílios do açougue sujos. Produtos cárneos e embutidos com data de validade expirada estavam armazenados em freezers na área de vendas.

No total, foram apreendidos 310 quilos de produtos, incluindo peixes, carnes, linguiças embutidas, miúdos de frango, além de 11 pacotes de empanados de frango e produtos lácteos.

As carnes, segundo a Vigilância Sanitária, estavam sem registros/selo de inspeção, sendo consideradas impróprias para consumo humano.

O relatório da Vigilância Sanitária destacou a ausência de um Responsável Técnico (RT), uma condição necessária para a manipulação/produção de linguiças e outros produtos.

Em razão do descumprimento das boas práticas de manipulação, da falta de higiene e da manipulação sem a presença de um RT, o estabelecimento foi interditado cautelarmente.

A interdição permanecerá em vigor até que o estabelecimento cumpra as determinações da Lei 1283/50, RDC 216/04 e Lei 1293/92, visando garantir a segurança alimentar e a saúde da população.

A Coordenação de Vigilância Sanitária de Ribas do Rio Pardo reitera seu compromisso com a fiscalização contínua e o monitoramento para garantir a qualidade dos produtos oferecidos à comunidade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.