Com 86 anos, a maior parte da vida do Prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) foi na vida pública. Com mais de 50 anos trabalhando na política, o Chefe do Executivo comentou sobre o andamento dos trabalhos e os planos para 2024.
A vida política de Akira começou em 1969 quando se elegeu a vereador de Três Lagoas, depois disso ele não parou mais. Já foi deputado estadual por sete mandatos, deputado federal e agora, prefeito de Bataguassu.
SAÚDE
Esbanjando saúde, durante a campanha política, Akira prometeu emprego para a população. Algo que hoje em dia se tornou realidade. A frente da prefeitura, o chefe do executivo não descansou até fazer com que toda população trabalhe honestamente.
“Nossa meta era geração de emprego e estou muito feliz, pois hoje Bataguassu mudou e deve mudar ainda mais. Atualmente não falta emprego e estamos precisando qualificar mão de obra. As empresas que estão investindo na região tem sido bons parceiros na administração. Eles participam diretamente com a população investindo na área social. A Bracell e a Suzano são exemplos de parcerias, não só de investimentos, mas de mão de obra e projetos sociais”, explicou.
Akira lamenta ter alguns contratempos com a Câmara de Vereadores de Bataguassu. Ele diz que por não acreditarem em sua vitória nas urnas, a oposição ficou grande na Casa de Leis, dificultando projetos importantes para a cidade.
“Quando eu ganhei a eleição muitas pessoas não acreditavam. São 11 vereadores do candidato que não foi eleito e eu fiz apenas 2. Enfrentamos muita dificuldade, pois se forma um paredão. Isso atrapalhou a gestão, ter oposição é muito natural, mas quando tem uma oposição que só procura maldade é complicado”
Terminando o mandato em 2024, Akira ressalta que durante toda sua vida política o olhar voltado para a população foi fundamental.
“A minha administração sempre está voltada para o ser humano. É necessário dar dignidade para a população. Eu procuro fazer o meu trabalho desta forma, olhando o benefício que traz para o ser humano”
Com vasta vida política, já passando por quase todos os cargos políticos, Akira diz que ser prefeito foi um grande desafio, já que é necessário parcerias para executar projetos.
“O executivo é uma ação direta, mas também tem oportunidade de fazer algo. No Legislativo você não tem o poder de executar e sim de reivindicar. Comprei terrenos para construir casas, mas preciso da parceria do Governo do Estado. Minha meta é construir mil casas, mas como tudo não depende da prefeitura, nós realizamos sorteio e distribuímos terrenos para a população mais carente. Já entregamos mais de 700 e agora vamos entregar mais 200 para um povo que precisa de um teto. Pelo menos um passo a pessoa já tem”.
REELEIÇÃO
Apesar de estar com 86 anos, Akira não descarta a possibilidade de concorrer as eleições de 2024. Ele adianta que de forma pessoal não está nos planos, mas explica que a decisão deve ser tomada em grupo.
“Pessoalmente eu não tenho o interesse, mas a decisão precisa acontecer em grupo. Vou cumprir o meu mandato e atender os anseios do povo. Dia 15 vou fazer um ato de filiação para quem tem interesse em se candidatar e depois disso vou decidir em grupo. Político não pode decidir sozinho, tem que saber ouvir para tomar as decisões”, salientou.