Em janeiro deste ano, Mato Grosso do Sul bateu recorde nas exportações de produtos industriais, com US$ 461,4 milhões, uma alta de 22% na comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com dados do Radar Industrial da Fiems. O volume exportado também registrou um crescimento significativo, com elevação de 31%.
“Esse foi o melhor resultado para o mês de janeiro em toda a série histórica das exportações de produtos industriais de Mato Grosso do Sul”, afirmou Ezequiel Resende, economista-chefe do Sistema Fiems.
Nesse sentido, segundo a Crítica, a indústria foi responsável por 68% da receita de exportação do MS em janeiro de 2024, consolidando sua posição como motor fundamental na economia do estado.
Dentre os principais produtos exportados está a celulose, que juntamente com outros itens – carnes desossadas de bovino congeladas, diversos tipos de açúcares de cana, bagaços e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja –, representa cerca de 70% das receitas obtidas com as exportações industriais sul-mato-grossense no primeiro mês do ano.
Os principais compradores foram China, Estados Unidos, Holanda, Indonésia e Índia. Em janeiro, esses países responderam por 55% de participação no total de receitas do MS.