29 C
Três Lagoas
sábado, 21 de dezembro de 2024

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo

No Dia Internacional da Mulher nada mais justo que divulgar histórias inspiradores e de superação, mostrando a força e a determinação das mulheres três-lagoenses

Trajetórias distintas, mas sobretudo inspiradoras, revelam a vida de grandes mulheres que hoje, além de comporem o quadro das Forças de Segurança Pública do Estado, estão ocupando espaços cada vez mais altos. Elas se destacam como exemplo de competência e determinação, cumprindo com excelência o serviço à população.

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo

Cargos antes exclusivamente masculinos, hoje contam com a presença feminina. Em Mato Grosso do Sul, entre os exemplos desta realidade, está a subcomandante da Polícia Militar, Neidy Nunes Barbosa Centurião, a primeira mulher a assumir esta função e a primeira policial a conquistar a mais alta patente da corporação, a de Coronel.

INSPIRAÇÃO E MOTIVAÇÃO

No Dia das Mulheres, conhecer histórias reais de luta e determinação, inspiram e motivam outras mulheres a darem seu melhor todos os dias. É uma data comemorativa oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970.

O dia simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Não é só na área da segurança pública que as mulheres se destacam, mas em todas. Em Três Lagoas temos ótimos exemplos de mulheres fortes que diariamente correm atrás dos objetivos, passando por todas as barreiras existentes no cotidiano.

EXEMPLOS

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo

‘Na cidade da Celulose’ temos o exemplo da gaúcha de Santa Maria, porém três-lagoense de coração, Mariana Amaral. Dividindo a vida entre a profissão de engenheira florestal e o amor pela política, ela mostra que a garra da mulher de Direita de Mato Grosso do Sul. Designada a ser vice-presidente estadual do PL Mulher em Mato Grosso do Sul, ela contou um pouco da sua trajetória ao Perfil News.

Com a ‘benção’ de Teresa Cristina e aliada do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, Mariana foi uma das figuras importantes para a realização do evento PL Mulher, que contou com a presença de Michelle Bolsonaro e reuniu milhares de pessoas no final do último mês de fevereiro, em um shopping de Campo Grande.

Mariana conta que sempre fez política não partidária e ajudou na campanha de Bolsonaro em 2022. A convite da senadora Tereza Cristina, ela se filiou ao PP, mas também com a ‘benção’ de Tereza agora faz parte do alto escalão do PL.

Mulher também é sinônimo de superação. Existem momentos em que parece que o mundo está contra você e somente coisas ruins acontecem. No entanto, isso é normal. Tanto que muitas pessoas já passaram por situações bem ruins, “sacodiram a poeira e deram a volta por cima”.

O AMOR FALOU MAIS ALTO

A três-lagoense, Eliane Leão, se fortalece cada vez mais com os obstáculos da vida. A frente do Projeto voluntário Mãe de Anjo, ela buscou na dor a força para conseguir ajudar o próximo. Após uma longa batalha de idas e vindas de hospitais, Eliane perdeu o filho, o Júnior, que tinha apenas sete anos.

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo
A pior hora para uma mãe é a hora de enterrar um filho. Você a mãe, embalou aquele corpinho, você cuidou

O Perfil News conversou com essa guerreira mesmo enfrentando preconceitos e muitas dificuldades, ela fez a revolta se tornar amor e hoje em dia, ajuda mães necessitadas que precisam de acolhimento nas horas mais difíceis da vida.

Filha de uma família tradicionalista, a então menina Eliane engravidou aos 14 anos e se viu em meio a julgamentos de toda a sociedade. Sem ajuda nem mesmo de parentes, ela e o marido se uniram e formaram uma família.

Entrevista gravada em agosto de 2018 na residência da Elaine Leão Teló

Com roupas doadas e desbravando o mundo, o filho do casal, o pequeno Júnior, nasceu. O que a princípio era uma grande felicidade, aos poucos a família foi enfrentando problemas. O bebê começou a ter problemas de saúde. Com apenas um mês ele já havia passado por uma cirurgia de hérnia. No centro cirúrgico, devido ao ar-condicionado, Júnior saiu com gripe, que logo evoluiu para bronquite.

A jovem mãe precisou abandonar os estudos para cuidar do bebê. Com apenas 7 meses, Júnior teve uma convulsão devido à febre de vacinas e quando tinha um ano e meio, Eliane ficou grávida do segundo filho, desta vez, uma menina, a Carol.

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo

“Todo mundo se afastou e fiquei sem ajuda. Minha mãe raramente ia me visitar e dizia que era uma forma de eu me conscientizar para parar de ter filhos, mas eu ficava muito machucada. Eu precisava muito de apoio e poderia ter ficado desestruturada. Me falaram que a minha vida tinha acabado, mas eu sabia que lutaria pelos meus filhos”

DESESPERO

As convulsões de Júnior ficaram mais intensificadas e a família precisou vender o pouco que tinha para investir no tratamento da criança. Os exames não detectavam e ela precisava ir para os grandes centros em busca de diagnóstico.

“Ele desenvolveu status epilepticus, ou Estado de Mau Epiléptico Convulsivo, definido como      ocorrência de convulsões contínuas por mais de 30 minutos ou intermitentes. Ele chegou a ter 57 crises convulsivas seguidas. Até hoje eu tenho a lembrança da cabeça batendo no chão e eu saindo correndo”

Com os gastos elevados do hospital, Eliane conta que começou a faltar comida na casa. “Imagina seu filho voltar do hospital precisando se alimentar bem e você não ter o que dar para ele”.

No início de 1997, a luta do pequeno Júnior, com apenas sete anos terminou. “A pior hora para uma mãe é a hora de enterrar um filho. Você a mãe, embalou aquele corpinho, você cuidou”.

A mãe destroçada pela perda do filho, percebeu que tinha dois caminhos: odiar ou amar a vida e ainda bem que ela escolheu a segunda opção. Buscando forças na dor, Eliane criou o projeto Mãe de Anjo, o qual neste último dia 01 de março completou 27 anos.

Desde então, Eliane ajuda o próximo com acolhimento e sem julgamentos. O Mãe de Anjo é um projeto de recuperação do ser humano. Não de apenas levar alimento ou roupas, mas também oferecer respeito e amor.

Levando apoio e incentivo, Eliane já perdeu as contas de quantas pessoas ajudou durante essas quase três décadas de ação. Cada história é diferente uma da outra, então ela vai à casa de cada pessoa necessitada para saber qual a melhor forma de ajudar.

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo

“As pessoas dizem que estão com vergonha do que estão passando e eu me lembro de mim. Também converso com mães que perderam seus filhos. Somos parte de uma teia do bem, uma teia de solidariedade. Já fui até para outros estados acompanhar famílias. Alguém que já passou o mesmo que eles são um apoio”.

Ao Perfil News, Eliane ainda comentou o legado deixado pelo filho.  “O Júnior era uma criança muito iluminada, muito especial. Ele amava a todos, era um doador. Ele me ensinou e me deixou uma missão”.

O casal tem mais duas filhas que são apoiadoras da obra social da mãe. Elaine se formou em serviços sociais e a filha, a Carol, é advogada. Hoje, após quase 30 anos do Projeto, Elaine comenta como se sente.

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo

“Eu sou a menina mulher que um dia acompanhou o momento que emocionou o mundo. Ao escutar a canção ‘we are the world’ sonhei que também poderia fazer a minha parte, só não imaginava que essa transformação começaria pela minha história, e que teria forças para continuar com a única esperança de levar a transformação através do amor. Ser para o outro o que não foram comigo, mas seguir, pois o maior sentido da vida é: a fé, a luta, e a certeza de que juntos somos mais fortes. Ser Mãe de Anjo foi o despertar da força dentro dessa menina, que se transformou na mulher Eliane Leão Telo”, ressaltou.

PROJETO EAMAR

Já na causa animal, temos outro exemplo de força feminina em Três Lagoas. O projeto EAMAR, criado por Gislaine Pietro Ribeiro de Oliveira, é uma ação que já existe há anos e visa oferecer abrigo e alimento aos animais de rua da cidade. Juntamente com ONGS ‘anjos dos desamparados’ confeccionam casinhas e comedouros e espalham pela cidade em uma união de amor e carinho a esses seres tão indefesos que são os animais.

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo

Gislaine conversou com o Perfil News e contou um pouco da história do projeto idealizado por ela. A princípio, a ação tinha como intenção distribuir casinhas de bacia para as pessoas que cuidam de animais em situação de rua, mas a demanda é grande, então decidiram pedir ajuda para empresários, por isso ‘Empresa Amiga dos Animais de Rua’, e nasceu o ‘EAMAR’.

 “Dependemos de doações para ajudar os animais de rua e estamos sempre cobrando o poder público para que também ajude com castrações. Principalmente dos gatos. Distribuímos comedouros pela cidade, em locais públicos que tenham animais em necessidade. Também ajudamos voluntários com tratamentos”, disse.

TRAJETÓRIAS INSPIRADORAS: uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo

 Além da alimentação e água que era fornecida, o projeto também confecciona as ‘casinhas de luxo’, que oferece abrigo aos animais, principalmente em dias de frio e chuva. Já são centenas de casinhas e comedouros por Três Lagoas.

PROMOVER REFLEXÃO

O dia 8 de março é marcado pela luta feminina e todos os direitos conquistados a partir disso, além de promover a reflexão dos que continuam por vir. O dia é delas que merecem receber muito mais do que flores, como respeito e liberdade.

Em nome dessas mulheres acima elencadas, o Perfil News enaltece as ações de mulheres que estão sempre dispostas a doar um pouco do seu tempo às causas sociais, atuando na linha de frente dos eventos: Leda Garcia, Ledir Garcia de Souza, Irmãs, Zélia e Inês, Vera Helena Arsioli Pinho, Vandressa Matias Borges Gomes e tantas outras mulheres maravilhosas que dedicam uma parte do seu tempo para fazer o bem.

Existe um ditado que diz: “Ser forte e ser mulher deveriam ser sinônimos”, mas hoje podemos afirmar que ser forte e ser mulher é sim um sinônimo. Uma mulher forte sabe que coragem é agir apesar do medo. Parabéns, mulher, por todos os desafios superados.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.