26.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Programa Suzano de Educação beneficia mais de 23 mil estudantes em Mato Grosso do Sul

Iniciativa é realizada em seis municípios do Estado e contempla estudantes e profissionais das redes municipais de ensino

Mais de 23.680 estudantes da rede pública de ensino foram beneficiados, direta e indiretamente, pelo Programa Suzano de Educação em Mato Grosso do Sul no ano passado. A iniciativa da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo do eucalipto, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da melhoria na qualidade do ensino público. No Estado, o PSE é desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação dos municípios de Água Clara, Brasilândia, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas, totalizando mais de 70 escolas impactadas, direta e indiretamente, 200 participantes diretos e cerca de 25 mil pessoas beneficiadas, levando em consideração gestores, educadores e alunos (as).

Entre os compromissos para renovar a vida da Suzano, está o de aumentar em 40% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os municípios prioritários para a empresa até 2030. No último ano, o principal foco do PSE foi a articulação, institucionalização e fortalecimento do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE GRIFE Costa Leste) do Estado. A iniciativa tem como objetivo contribuir para que a gestão pública seja capaz de focar na melhoria das aprendizagens dos (as) estudantes e no uso dos recursos, ao mesmo tempo em que estrutura um projeto territorial de educação construído com e para as pessoas.

“O Programa Suzano de Educação investe no aperfeiçoamento da qualidade do ensino público, por meio da qualificação profissional dos (as) educadores e da participação social em prol da melhoria da qualidade da educação das nossas crianças e adolescentes. A Suzano acredita que toda transformação social começa pela educação. Este tema nos é tão importante que faz parte dos compromissos públicos assumidos pela empresa. Na companhia, seguimos um direcionador que diz que ‘só bom para nós se for bom para o mundo’ e acreditamos que um ensino de qualidade é fundamental para a construção de uma sociedade menos desigual. Os resultados obtidos em 2023, com a parceria estabelecida com os municípios participantes, mostram que estamos no caminho certo”, ressalta Giordano Automare, Gerente Executivo de Sustentabilidade da Suzano. 

Além do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, o programa trabalhou ainda o fortalecimento da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que resultou na entrega de um Guia Orientador de identificação da violação dos direitos de crianças e adolescentes; a Construção da política da primeira infância; o fortalecimento dos espaços de participação na Escola para efetivação da Gestão Democrática; e o programa de incentivo à leitura “A porta para o conhecimento”.

Particularidades

Uma das estratégias do Programa Suzano de Educação é a atuação em Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), que têm como base a cooperação intermunicipal, fortalecendo lideranças de municípios próximos e com características sociais semelhantes. O objetivo é que os participantes criem soluções de acordo com os desafios educacionais enfrentados.

Segundo Nizael Flôres de Almeida, secretário de Educação de Ribas do Rio Pardo, o PSE avançou de forma significativa em 2023. “Especialmente na articulação e fortalecimento do território da Costa Leste, por meio do ADE Grife Costa Leste. Já no acompanhamento formativo com gestores escolares o PSE trabalhou de forma adaptada a realidade do município, priorizando o trabalho em território, conforme a organização da rede municipal de ensino, com o TEAR – Território Educativos de Apoio de Ribas. São ações que impactam e contribuem para o avanço da educação pública”, declara.

Em Três Lagoas, Angela Brito, secretária municipal de Educação e Cultura (SEMEC), destacou a gestão democrática da educação como um dos pontos fortes do programa. “A parceria com a Suzano contribuiu significativamente na ação de reestruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP, processo que vem fortalecendo a Gestão Democrática nas Unidades de Ensino. Além disso, em 2024, a parceria continuará com o trabalho junto aos nossos gestores que versará acerca do clima escolar como desencadeador da aprendizagem dos estudantes. Com certeza será mais uma ação exitosa”, projeta.

O Programa Suzano de Educação é uma das iniciativas pela qual a companhia reafirma o seu compromisso em contribuir para a diminuição das desigualdades educacionais nos territórios, assegurando a trajetória escolar regular e a ampliação das aprendizagens dos (as) estudantes, com maior participação e engajamento de famílias e comunidades.  

 Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.