Através da parceria entre a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e a empresa MS Florestal, 20 pessoas foram capacitadas para utilizar o drone como ferramenta de trabalho no município.
O treinamento gratuito realizado no dia 6 de março, no Anfiteatro da Prefeitura, habilitou os participantes como pilotos para o uso do equipamento nas atividades de fotomonitoramento e apresentou a população diversas vertentes de atuação no mercado com a ferramenta como a utilização para pulverização aérea, controle a formigas cortadeiras, monitoramento de pragas e doenças, monitoramento e combate a incêndios entre outros.
“O drone que utilizamos e as instruções que fornecemos neste treinamento são básicos para qualquer outro tipo de drone utilizado em outras operações, como drones agrícolas na pulverização de produtos, além do monitoramento na silvicultura”, detalha Roberta Luiza Saldanha Pinto, supervisora de treinamentos da MS Florestal.
Presente na abertura do curso, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) comentou que várias empresas estão promovendo investimentos no município e firmando importantes parcerias com a administração municipal no sentido de atuar na área social, entre elas, a MS Florestal.
“A empresa tem tido compromisso com a área social da nossa cidade, oferecendo cursos, projetos, que dão apoio aos nossos trabalhadores. Esse curso por exemplo através da Casa do Trabalhador visa estimular que a população de Bataguassu tenha a oportunidade de aprender uma nova profissão, capacitar e posteriormente acessarem o mercado de trabalho, gerando emprego e renda”, disse o prefeito.
Com carga horária de 8 horas diárias, no período da manhã os participantes estiveram reunidos em sala para treinamento teórico, aprendendo sobre funcionamento básico do equipamento, segurança de voo, linhas de atuações e realizaram simulação de voo em simulador virtual. Já no período da tarde, puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido, realizando voos e fotomonitoramento de pequenas áreas.
“Temos crescentes oportunidades com o uso de drones em diversas áreas da operação, e no segmento do agro como um todo. Uma pessoa com um treinamento como este, com a devida certificação, é muito valiosa para o mercado de trabalho, o que também reforça nossa responsabilidade em proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento para as comunidades locais”, acrescenta Marcus Sad, gerente do departamento de Desenvolvimento Operacional da MS Florestal.
Para a engenheira agrônoma, Flávia Patrone, o curso foi um aprendizado novo. Formada em dezembro de 2023 pela Unigran de Dourados, a participante disse que esse é um campo da agricultura ao qual ela se interessa muito, inclusive seu trabalho de conclusão de curso abordou o uso de drone na pulverização na cultura de soja.
“Conhecimento nunca é demais. Como eu sou formada em engenharia agronômica, o drone está vindo cada vez mais forte para a minha área de formação, então sempre busco me atualizar sobre as novidades que vem chegando. Quem sabe no futuro eu acabo trabalhando com drone”, comentou ela.
Estiveram presentes no curso, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo; o gerente da Casa do Trabalhador, Luís Antônio Dias Lemes; e o vereador André Bezerra (PDT).