29 C
Três Lagoas
sábado, 21 de dezembro de 2024

Primeiro festival de xadrez dos autistas acontece no dia 13 de abril na Câmara de Três Lagoas

O primeiro festival de xadrez dos autistas acontece no dia 13 de abril, na Câmara dos vereadores de Três Lagoas. Com um dia muito especial, os participantes terão palestra e oficina. O evento é realizado pela ASMX (Associação Sul Matogrossense de Xadrez) e parceiros.

O mês de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

O evento está previsto para começar às 8h do dia 13 de abril. Veja abaixo o cronograma do evento:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQ2Dfzw-3tuInIsX9k73QY9uBcf1hJoxQ5K2qODqAByLWRcg/viewform

8h às 8h45 -Credenciamento (Crianças e jovens que participarão da Oficina de Xadrez)

8h50 às 9h – Apresentação Cultural

9h às 10h -Palestra Drª Carolina Trevizan TEMA: Jogos e brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de crianças com autismo

9h às 10h- Oficina de Xadrez

10h às 10h20 -Entrega das medalhas aos participantes da oficina de Xadrez

10h30- Encerramento.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.