A ANDRITZ forneceu tecnologia energeticamente eficiente e líder ambientalmente para o maior investimento da UPM até hoje
O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ entregou a fábrica de celulose UPM Paso de los Toros, no Uruguai, para a empresa da indústria florestal UPM. A ANDRITZ forneceu tecnologia energeticamente eficiente e líder ambientalmente para o maior investimento da UPM até hoje. Com capacidade para produzir 2,1 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, a fábrica é a maior do Uruguai e a maior fábrica de linha única em operação do mundo. Também contribuirá com cerca de 1 TWh de eletricidade verde excedente por ano para a rede de abastecimento de energia uruguaio.
“Nossa nova fábrica de classe mundial aumenta nossa capacidade de produção de celulose em mais de 50%. Ela representa a melhor e mais recente tecnologia disponível que garante o mais alto desempenho com mínimo impacto ambiental e manutenção otimizada”, disse Aki Temmes, vice-presidente executivo da área de negócios de fibras da UPM. “Nossa colaboração com a ANDRITZ durante todo o projeto foi excelente”.
Segundo o portal Tissue Online, a UPM utilizará a celulose da fábrica de Paso de los Toros para atender à crescente demanda dos clientes existentes, especialmente na China, mas também para atingir novos mercados. Tendo se estabelecido com sucesso como um fornecedor confiável de celulose na região Ásia-Pacífico e na Europa durante a última década, a UPM está agora utilizando esta experiência, bem como o aumento da capacidade, para desenvolver o mercado norte-americano.
A ANDRITZ forneceu a fábrica completa, com os principais equipamentos fabricados nas instalações de produção da ANDRITZ na Finlândia, Suécia, Áustria e China. O escopo do fornecimento incluiu uma planta de processamento de madeira, uma linha de fibra, um sistema de secagem de celulose, uma planta de evaporação, uma planta de licor branco, uma caldeira de recuperação HERB para maximizar a produção de vapor para geração de energia, uma planta de biomassa, um sistema de secagem de biolodo e todos as bombas de processo da fábrica. A UPM também celebrou um contrato de manutenção com a ANDRITZ para todas as áreas de processo da fábrica.
A excepcional gestão do projeto é enfatizada pelo fato de que, apesar das restrições desafiadoras devido à pandemia de Covid-19, o projeto sofreu apenas pequenos atrasos.
“Estamos muito felizes que a UPM nos confiou este projeto marcante e esperamos continuar nosso apoio na manutenção da fábrica. Nosso objetivo é ajudar os clientes a maximizar o desempenho de suas plantas durante todo o ciclo de vida”, disse Joachim Schönbeck, CEO da ANDRITZ.
A UPM opera hoje duas fábricas de celulose de eucalipto no Uruguai. A fábrica de Fray Bentos, que iniciou suas operações em 2007, também foi fornecida pela ANDRITZ. Com o projeto Paso de los Toros, a ANDRITZ solidifica sua posição de liderança como fornecedora de fábricas de celulose completas. Além da fábrica de celulose, o investimento global da UPM incluiu um terminal portuário de águas profundas, um novo viveiro de eucaliptos e investimentos nas instalações locais.
Fonte: Tissue Online