O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) recebeu ofício da Coordenação do Projeto Rural Sustentável Cerrado, do Governo Federal, com solicitação de apoio para distribuição de calcário aos assentados do Aldeia e Santa Clara, em Bataguassu.
O ofício é assinado pela coordenadora Marília Ramos, e o prefeito, de modo imediato, determinou a execução do trabalho pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação do secretário Alessandro Firmino de Souza e o gerente de Divisão de Assessoramento Rural e Agricultura Familiar, Francisco Lopes Cardoso Júnior (Júnior Batata).
O maquinário da Prefeitura vai descarregar os big bags de calcário das carretas em locais estratégicos dos assentamentos. Além disso, farão a entrega domiciliar para os assentados e as assentadas sem condição de fazer a retirada destes locais.
Ao todo, são 264 toneladas de calcário dolomítico. Apesar de mais cara, a entrega em big bags, e não a granel, facilitará a divisão entre os assentados, segundo a Coordenação do Projeto. Cada assentado que fizer a solicitação, irá receber 2 toneladas.
O PRS – Cerrado é resultado de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução e administração. A Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.
Entre os principais objetivos do projeto está a mitigação das emissões de GEE-gases de efeito estufa e o aumento da renda e da sustentabilidade de pequenos e médios do bioma Cerrado. O projeto é financiado pela Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido.
Em Bataguassu, a empresa MS Florestal/Bracell, parceira da Prefeitura em diversas ações, também apoia o projeto e realiza investimentos para beneficiar os produtores e fortalecer organizações socioprodutivas no município.
Ademar Cardoso