A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra o vírus Influenza (gripe).
As doses já estão disponíveis nas unidades de saúde tanto na sede de Bataguassu quanto no Distrito de Nova Porto XV, em horário normal de funcionamento (7 às 11 horas e das 13 às 17 horas), para imunizar idosos, crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação entre outros públicos que fazem parte do grupo prioritário.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, este ano, a campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza na população-alvo.
Para atender o município, foram destinadas 720 doses da vacina. “Iniciamos a campanha de vacinação contra a influenza e recomendamos que todos que fazem parte do grupo prioritário que procurem a sua unidade de saúde de referência para se vacinar”, comenta.
Nas unidades de saúde Emiko Resende, no Distrito de Nova Porto XV e no ESF Rita Guardini (ESF Central), a vacinação contra a gripe é oferecida em horário estendido até às 21 horas (horário de Brasília).
Grupos prioritários
São considerados grupos prioritários pessoas de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, povos quilombolas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, força de segurança pública e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais), Forças Armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros de transporte de cargas, trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, população em situação de rua e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
Pessoas com comorbidades também fazem parte do público preferencial e poderão apresentar uma autodeclaração da condição clínica.
Para se vacinar, o cidadão deve comparecer às unidades de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos e outros)
SERVIÇO
Vacinação contra gripe
Unidades de saúde
Horário de funcionamento: 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas (horário de Brasília)
Bianca Lima